História do MTB olímpico e vitória de Jaroslav Kulhavy em Londres 2012

História do MTB olímpico e vitória de Jaroslav Kulhavy em Londres 2012

O mountain bike é uma disciplina do ciclismo que se juntou ao programa olímpico recentemente, fazem apenas 20 anos que a modalidade foi implantada no jogos, foi no ano de 1996 em Atlanta (EUA). Homens e mulheres competindo em categorias distintas, passando por obstáculos, trilhas e caminhos irregulares.

O esporte teve origem na Califórnia. Foi neste estado norte-americano que, na década de 1970 alguns ciclistas que procuraram algo diferente de corridas de rua começaram a fazer trilhas nas colinas com suas bikes. Membros de um clube na periferia de San Francisco criaram uma competição que ocorreu de 1976 a 1979, perto da Ponte Golden Gate, gerando interesse de muita gente no esporte. Os primeiros campeonatos nacionais de mountain bike ocorreram nos Estados Unidos em 1983. Sete anos mais tarde, estimulada pela crescente popularidade na Austrália e na Europa, os primeiros campeonatos mundiais reconhecidos pela União Ciclística Internacional foram realizados.

Nesse ano as competições masculina e femininas serão dias 20 e 21 de agosto no Parque Olímpico Deodoro.

A última disputa foi em Londres, onde o atual campeão mundo Nino Schurter não conseguiu bater Jaroslav Kulhavy.

No link a seguir podemos ver a vitória de Jaroslav Kulhavy, atual campeão olímpico: https://youtu.be/irIXRM9mmso?list=PLuSy5TZStomvj2F9Eo227c27Fjhi9rKFK

Jaroslav-Kulhavy-campeao-olimpico-2012

 

COMPARTILHE

Comente