Velódromo para os Jogos Rio 2016 não tem previsão de entrega, podendo cancelar competições

Velódromo para os Jogos Rio 2016 não tem previsão de entrega, podendo cancelar competições

A saga do Velódromo para os Jogos Olímpicos Rio 2016 continua, e nesta quarta-feira, 1 de junho as coisas só pioraram depois que a prefeitura do Rio de Janeiro rompeu o contrato com a construtora responsável pela obra.

Como no Brasil tudo é complicado, tudo é desviado, tudo é embolsado e a mania de grandeza prevalece, do jeito que as coisas andam pelo jeito não vai haver as competições de ciclismo de pista. e A história é bem mais complicada, pois afinal, já se tinha um velódromo construído certo?

Lembra dos jogos pan-americanos de 2007? Pois é… Já havia um velódromo que custou 14 milhões de reais, mas disseram ser impossível de utilizá-lo porque a construção tinha dois pilares no centro, e a UCI desqualificou o local para as competições. Veja abaixo a foto do antigo velódromo e as pilastras no meio.velodromo jogos panamericano
O projeto que era do holandês Sander Doua na época, que em nota disse que o velódromo poderia ser adaptado sim e que sairia muito mais barato ter refeito a cobertura e criado mais boxes para as seleções do que construir outro. (Estima-se que a adaptação custaria 20 milhões de reais)

Aí vem o brasileiro e seu costume de ser grande, veio então a ideia de doar o velódromo para a cidade de Pinhas no Paraná. Agora fica a pergunta, Pra que doar pra um lugar tão longe onde o transporte seria praticamente inviável? Pra poder gastar mais dinheiro e claro desviar boa parte disso, pois só o transporte das estruturas custou mais de 1 milhão de reais e agora o material está jogado e apodrecendo. Veja a matéria que a ESPN fez ano passado aqui contando essa história.UCI Track World Championships, Day 3
Agora o novo velódromo com um projeto aprovado em 134 milhões de reais em 2013 não consegue ser terminado. Nem o evento teste pôde ser realizado porque não tinha simplesmente lugar para isso, aí fica a reflexão… A politicagem é tão feroz com nosso dinheiro que deixou de gastar 20 milhões na reforma e já poderia estar pronto, para construir uma estrutura de 134 milhões que ainda não está e pelo jeito nem vai ficar pronto…

Eu dúvido que todo esse dinheiro tenha entrado ali, até porque se tivesse entrado já teríamos uns 4 velódromos!

COMPARTILHE

Comente

  • Reginaldo Rossini

    Vergonhoso né Rafa…meu coração dói só de pensar nesta merda de politicagem e na lembrança que nós ciclistas teremos que carregar pro resto de nossas vidas 🙁

  • Alexandre Reinaldo

    Tenho um amigo que trabalhava na fiscalização das obras para a Olimpíada, isso em 2013/2014. Ele fez um relatório onde constava um atraso irrecuperável na obra do Velódromo… 2014 hein!