Saiba porque escolher o tamanho do pedivela correto para sua bike

Saiba porque escolher o tamanho do pedivela correto para sua bike

O tamanho do pedivela é um daqueles assuntos que gera grandes dúvidas entre os ciclistas, ou as vezes é deixado de lado por achar que não tem tanta importância. O objetivo desse texto é esclarecer algumas dúvidas sobre pedivela e o tamanho a escolher.

Durante muitos anos acreditaram que o fato de ter um pedivela maior faz menos força por questão das leis da física: Quanto maior o braço de alavanca menor o trabalho (“força”) a ser realizada.

O comprimento da pedivela é mensurado a partir do centro do local de encaixe do eixo do pedal até o centro do eixo do movimento central da bicicleta.

saiba-a-medida-correta-de-um-pedivela-para-bike-e-como-escolher
Essa teoria no ciclismo não acontece com tanto impacto, por existirem outras variáveis que interferem no rendimento, como a quantidade de dentes da coroa, do cassete e também alguns fatores do ciclista como o fortalecimento, a coordenação motora, alongamento, comprimento da perna, mobilidade do tornozelo.

Comentando sobre o pedivela, existem dois pontos “mortos” (ponto baixo e ponto alto) na hora da pedalada, considerada como a região que o atleta faz relativamente a força mas não gera movimento significativo, devido a isso surgiram as coroas ovais prometendo aproveitar melhor essa energia. Nesses pontos (baixo e alto) são coletados alguns dados da biomecânica do ciclista, como o movimento do quadril – joelho – tornozelo, comparando entre o ponto baixo e ponto alto, auxiliando para indicar o tamanho do pedivela.

Esses dados são associados aos objetivos e a modalidade praticada, como por exemplo, no caso do triatlo que o tronco fica mais baixo, fechando mais a caixa torácica quando o pedal está no ponto alto, sendo um indicativo de um pedivela menor, permitindo realizar essa “abertura” no ponto alto e dar uma mobilidade maior do tornozelo, favorecendo a técnica e o rendimento e o movimento da pedalada. Então, não é incomum encontrar atleta utilizando pedivelas menor do que o usual ou apropriado para ele.

Como saber qual o tamanho ideal?

A realização de um bike fit acompanhado por um profissional especializado nisso vai ajudar, com uma avaliação tridimensional por exemplo, retirada de medidas e referências biomecânicas, tudo isso vai te auxiliar na escolha de um pedivela correto. Hoje existem simuladores específicos de posicionamento sobre a bike, onde se pode ter uma noção sobre o que escolher em questão de tamanho e modelos antes da compra.
Tamanho-do-Pedivela-e-a-escolha-correta
Existem no mercado pedivelas de várias medidas. A escolha da pedivela correta dependerá do comprimento da perna do ciclista e da modalidade de esporte envolvido:

Nos pedivelas para ciclismo de estrada (speed) as medidas encontradas são: 165, 167.5, 170, 172.5, 175, 177.5 ou 180mm
Na maioria das Mountain Bikes as medidas são 170 ou 175mm

Texto adaptado de:  Fisioterapeuta. Dr. Gabriel Gaspar Ribeiro (Crefito-3/178927-F)

Fisioterapeuta formado pela UNIARA – Especializando em Osteopatia na Escola de Osteopatia de Madrid – Fitter certificado RETÜL UNIVERSITY – Fitter certificado RETÜL UNIVERSITY ADVANCED – Reeducação Postural Global e sensória motora (RPG/RSM)

Veja também:

CICLISTA QUASE CAI DE PENHASCO TENTANDO PULAR UMA FENDA

ciclista-quase-cai-de-penhasco-tentanto-pular-uma-fenda-716x326

 

 

COMPARTILHE

Comente