O ciclista Tejay Van Garderen não irá competir na Olimpíada por causa do Zika vírus

O ciclista Tejay Van Garderen não irá competir na Olimpíada por causa do Zika vírus

O ciclista americano Tejay Van Garderen anunciou que não irá competir nos Jogos Rio 2016 devido a preocupações com o vírus Zika e sua esposa estar grávida.

Apesar do ciclismo dos EUA ainda não ter anunciado sua seleção de atletas, que é esperado em 24 de junho, Van Garderen já informou a federação nacional que não deseja ser considerado.

“Se Jessica não estivesse grávida no momento, assumindo que fui selecionado, eu iria,” disse van Garderen ao site CyclingTips. “Mas o fato é que ela está grávida e enquanto ela tiver um bebê em sua barriga, eu não quero correr nenhum risco. “

Van Garderen, de 27 anos, seja talvez o melhor atleta da equipe dos EUA para os jogos, devido à natureza montanhosa do percurso de estrada Rio.

Na semana passada, 150 dos melhores médicos do mundo, pesquisadores e especialistas em ética médica exigiu, em uma carta para a Organização Mundial de Saúde, que os Jogos do Rio fossem transferidos para outros locais ou pelo menos adiado por causa do vírus Zika.

Em um comunicado no dia 28 de Maio, a Organização Mundial de Saúde declarou que “com base na avaliação atual do vírus Zika circulando em quase 60 países em todo o mundo e 39 países nas Américas, não existe qualquer justificativa de saúde pública para adiar ou cancelar os jogos.”

No entanto, acrescenta o comunicado, “A OMS aconselha mulheres grávidas a não viajar para áreas com transmissão do vírus Zika, e isso inclui Rio de Janeiro. parceiros sexuais das mulheres grávidas que retornam de áreas com vírus em circulação devem ser aconselhados a praticar sexo seguro ou abster-se durante toda a gravidez. “

 

Van Garderen, que agora está se preparando para o Tour de Suisse antes de seu objetivo principal na temporada, o Tour de France, disse que a decisão foi para priorizar sua família.

“Eu não acho que esta será a minha última chance de ir para as Olimpíadas. Tenho certeza de que ainda vou ter mais oportunidades. “ Finalizou o atleta.

COMPARTILHE

Comente