Estrutura de primeiro mundo da equipe Cannondale Factory Racing

Estrutura de primeiro mundo da equipe Cannondale Factory Racing

O pessoal da Red Bull fez um tour bem legal para conhecer como é a estrutura da equipe Cannondale Factory Racing, equipe do nosso representante Henrique Avancini. E a estrutura dos caras é sensacional, muita coisa em pouquíssimo espaço, confere aí.

Influenciado pelo automobilismo, a Cannondale tem um caminhão e motorhome totalmente customizados para o time. Com isso, a equipe de staff e atletas ficam independentes, quem mostrou tudo foi o chefe da equipe Daniel Hespeler.

Na etapas da Copa do Mundo de MTB XCO a equipe é representada por Marco Aurelio Fontana, Manuel Fumic, Anton Cooper e Henrique Avancini. Além disso, um chefe de equipe, dois mecânicos, dois técninos em suspensão, um cozinheiro, um fisioterapeuta, um treinador técnico e mais um staff compõem a equipe.
estrutura da equipe cannondale factory racing MTB
Por causa da customização, o veículo do time é dividido basicamente em duas partes, area técnica (mecânica) e area de hospitalidade.

Estação de trabalho

O time tem duas áreas de trabalho, com dois mecânicos para as competições para os quatro ciclistas. Os mecânicos das provas são responsáveis pelas bikes e componentes, com exceção das suspensões que recebem os cuidados numa sala separada por mais dois técnicos.
mecanico ajustando a cannondale f-si de manuel fumic 2016
Para garantir as boas condições de trabalho e fluidez, os mecânicos contam com a mesma estrutura de trabalho do que na sede da Cannondale. Inclusive todas as caixas de ferramentas de cada mecânico são levadas do quartel general direto para o caminhão para manter a familiarilidade.
detalhes-da-bike-de-henrique-avancini e manuel fumic ferramentas-de-trabalho equipe cannondale MTB

Durante as etapas da Copa do Mundo UCI MTB XCO, o time costuma transportar:

  • 10 bikes
  • 30 pares de rodas
  • 120 pneus
  • Componentes e grupos para cinco bikes
  • E mais 1,5 toneladas de equipamento a cada corrida!

Mesmo para uma equipe experiente, são necessárias 3,5 horas para montar toda estrutura, como a montagem das tendas, colocação do piso, paredes, carpete, estações dos mecânicos etc. Para desmontar normalmente é mais rápido porque todo mundo quer voltar pra casa, mas geralmente a Cannondale sempre deixa seu caminhão até a próxima segunda-feira pós evento, assim todos têm tempo suficiente para descansar após as corridas.

Área dos atletas

O espaço dos atletas é no centro do caminhão, um lugar com privacidade e também com acesso fácil para outras partes. Com assentos verdes, cada atleta tem uma caixa para guardar suas coisas pessoais. Desenhada para ser um espaço de relaxamento, com TV satélite, internet, rádio e até um Playstation…
estrutura da equipe de mtb da cannondale factory racing todo-tipo-de-equipamento-para-entretenimento da equipe cannondale mtb

Autossuficiente

Os boxes da Cannondale Factory Racing tem praticamente tudo, o que dispensa qualquer suporte externo durante as competições. Essa estrutura autossuficiente permite o time trabalhar com sua rotina própria.

Nada de espera por mesa nos restaurantes, aqui o chefe de cozinha prepara todas as refeições para o time. Assim como não é preciso levar as roupas para nenhuma lavenderia, o caminhão possui máquinas de lavar, assim como chuveiros num motorhome separado. O time tem o próprio gerador de energia para garantir as necessidades, como o funcionamento da máquina de café por exemplo.

Cozinha

Como em toda casa, a cozinha da CFR é o coração do time, assim como o coração do caminhão. Equipada com itens profissionais, a cozinha fornece alimentos frescos diariamente para o time.

“Levamos uma cozinha completa para as corridas, com isso podemos preparar o que quiser e quando quiser,” explica Dan.

As refeições são sagradas na equipe Cannondale, com café da manhã servido às 8, almoço do meio dias às 2 horas e jantar às 7 horas. É um dos poucos momentos que todo o time consegue se reunir para conversar e dar risadas.
cozinha-da equipe mtb cannondale factory racing mesa-de-refeicoes-da-equipe cannondale factory racing

Conteúdo:© Red Bull GmbH – Fotos: © Bartek Woliński/Red Bull Content Pool

COMPARTILHE

Comente