Atleta colombiano Sergio Henao foi liberado e voltará a competir após investigação da UCI

Atleta colombiano Sergio Henao foi liberado e voltará a competir após investigação da UCI

Nesta terça-feira, 31 de maio, o atleta colombiano Sergio Henao representante da equipe de ciclismo Sky recebeu a liberação da UCI, depois de analisar as informações que ele forneceu sobre passaporte biológico (ABP), nenhuma ação será tomada contra ele.

A algumas semanas o atleta foi notificado por terem sido detectadas alterações no seu passaporte biológico, documento onde estão registados todos os controles anti-doping a que os atletas são submetidos. A Fundação Antidopagem do Ciclismo decidiu chamar Henao para recolherem mais dados sobre um caso que, em 2014, originou a sua suspensão durante três meses.

Em linha com a política da equipe, Sergio foi voluntariamente retirado das corridas depois de ter sido notificado pela UCI sobre sua ABP. Sergio vai agora voltar a correr com o Team Sky nas próximas semanas.

Tudo isso porque as alterações registadas no passaporte biológico do colombiano têm a ver com o fato dele ser originário de uma região da Colômbia a mais de dois mil metros acima do nível do mar.
Atleta colombiano Sergio Henao foi liberado e voltara a competir 2016
Feliz com a notícia, o chefe da equipe, Dave Brailsford disse: “Estamos satisfeitos, mas não surpresos com este resultado, pois nós sempre acreditamos em Sergio e ele sempre teve o nosso apoio. Esta decisão significa que agora ele pode voltar a competir e estou certo de que ele estará pronto para fazer uma grande contribuição para a equipe durante o resto da temporada.”

“O que este processo tem destacado é a lacuna na investigação sobre a fisiologia dos atletas como Sergio, que são nascidos e criados em altitude e que continuam a passar longos períodos de tempo vivendo em altitude.” Completou Dave Brailsford.

“Estou feliz que tudo tenha finalmente terminado. Tem sido um período difícil para mim, pois sei que eu não tenho feito nada de errado, então eu estava confiante de que a UCI teria esta decisão. Estou ansioso para voltar na equipe e nas corridas. “ disse Sergio Henao.

COMPARTILHE

Comente