A importância da respiração no ciclismo

A importância da respiração no ciclismo

A respiração no ciclismo é algo de extrema importância para quem quer melhorar a performance e dominar mais o corpo. Dominar o corpo e aumentar a resistência, afinal respiração está totalmente ligada com a corrente sanguínea, com o psicológico, batimento cardíaco, etc.

A qualidade da respiração é o ponto principal para uma boa pedalada ou um treino longo, onde será exigido mais do corpo fisicamente e psicologicamente, quando aprendemos a respirar “corretamente” tudo muda, seu comportamento sobre a bike será outro, sua força será outra e com isso poderá ir mais longe!

O pesquisador e escritor Al lee, autor do livro “Perfect breathing” (Respiração perfeita) disse: “Cada célula do corpo precisa de um fornecimento constante e imediata de oxigênio, podemos sobreviver dias sem comida, mas e sem ar?”. “90% da energia que nosso corpo utilizada vem diretamente da respiração” completa o pesquisador.

Se 90% da energia que nosso corpo utiliza vem da respiração, então devemos ter uma atenção muito maior voltada para isso quando estamos pedalando, muitos estudos e testes já feitos comprovam que respirar corretamente durante uma atividade física, aumenta significativamente a performance de 5 a 10%, claro que isso varia muito de indivíduo para indivíduo.

shimano-fest-2016-criterium-ciclismo-de-estrada

Quando estiver pedalando tente controlar mais sua respiração, não deixando que ela acelere muito e ficando “afogado”, pois isso vai acelerar seu batimento e cansar muito mais rápido, sem falar que seu sangue vai se encher de toxinas rapidamente e consequentemente virão as câimbras, fadiga em excesso e etc.

Em uma subida dura e longa, não seja precipitado e acelere de uma vez, em vez disso saia em um bom ritmo, um ritmo que consiga manter a respiração mais tranquila, e depois que estiver nivelada vá acelerando o ritmo da pedalada, mas sem forçar demais!

É de suma importância que antes de começar a fazer longos treinos e longas pedaladas, procure um médico ou um especialista no assunto para auxiliar e ter um bom acompanhamento!

COMPARTILHE

Comente