Curiosidades sobre o carbono nas bikes que nem todos sabem

Curiosidades sobre o carbono nas bikes que nem todos sabem

Muito legal o vídeo do pessoal da Global Cycling Network sobre curiosidades que muita gente tem sobre o carbono utilizado nas bikes hoje em dia!

Confira abaixo os tópicos abordados e o vídeo:

– carbono não é adequado para pilotos pesados – errado

Com a tecnologia das montadoras hoje em dia, existem quadros e componentes feitos para todo tipo de piloto.

– Todo carbono utilizado em bicicletas do mundo vem de 5 fábricas somente – verdade 

– Carbono de alto módulo significa bikes de maior qualidade – errado

Com a alta tecnologia de hoje, cada componente é feito com um tipo de carbono ou com uma mistura de materiais diferentes para se obter rigidez, leveza e resistência.

(Veja o que significa carbono de alto módulo abaixo)

A classificação das fibras de carbono é  bastante peculiar ao material, a partir do qual são obtidas. Sendo elas os tipos I – Alto módulo II – Médio Módulo e III – Baixo Módulo. Os tipos são convenientemente explicados através da tabela abaixo.

Tipos de carbono e suas propriedades e características:

I-Alto módulo – Obtidas a partir do PAN (poliacrilonitrila conhecida pela sigla “PAN”. Esta é semelhante ao acrílico) e do piche mesofase, apresentam resistência mecânica e a tensão, usada principalmente na indústria de autos, e na pesquisa eletroanalítica.

II- Médio Módulo – Obtidas principalmente a partir do PAN, resistência a tensão, baixa Massa específica, utilizada comumente na indústria aeroespacial, carros de corrida e na construção civil.

III- Baixo Módulo – Obtenção a partir do rayon e piche isotrópico apresentam resistência mais baixa principalmente à mecânica, densidade um pouco mais elevada, é utilizada como enchimento de plásticos e como aditivo de concreto, custo baixo.

– luz solar enfraquece carbono – errado

O carbono foi feito para suportar altas temperaturas, e também existem quadros com pinturas que refletem o calor recebido, ou seja, não danifica o material, ou seja, não vai ser um solzinho que vai estragar o carbono.

– carbono não pode ser reparado – errado

Existem muitas empresas que fazem reparos de quadro, componentes e etc. E que ficam em perfeitas condições para uso, claro que sua propriedade original não será a mesma.

– carbono é menos seguro do que o alumínio – errado

Todo material utilizado de forma correta e para o uso destinado é seguro, a diferença é que cada um tem sua propriedade específica.

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