André Bretas vence abertura do Brasil Enduro Series 2016

André Bretas vence abertura do Brasil Enduro Series 2016

O piloto mineiro André Bretas começou com tudo a defesa do título de atual campeão do Chaoyang Brasil Enduro Series 2016, este que é principal evento de Enduro MTB no País. Neste fim de semana, nos dias 30 de abril e 1º de maio, os melhores atletas do Enduro MTB brasileiro estiveram reunidos no Zoom Bike Park, em Campos do Jordão, para a primeira de três etapas da edição de 2016. Com 225 inscritos, a etapa atingiu o recorde de inscritos após sete disputas realizadas da competição nacional, com a predominância do frio nos dois dias, algo típico da estância turística, e de um dia de domingo bonito e ensolarado.

“A prova foi muito boa. Difícil na parte física e na minha visão menos complicada na parte da técnica. Como eu estava muito bem preparado fisicamente, soube administrar bem e fazer meu físico contar a meu favor. Enfim, foi a disputa com mais pilotos graduados até o momento no Enduro MTB nacional, com diversos nomes de peso. Consegui desempenhar uma boa performance, com ótimas descidas usando muito da força física. Considero este resultado maravilhoso na primeira prova da modalidade em 2016 no Brasil. Para mim, melhor impossível”, comemorou André Bretas.Brasil-Enduro-Series-2016-Foto: Rodrigo Phillips

Para conquistar a vitória da Elite na abertura do Chaoyang BES, André Bretas teve que quebrar uma escrita a favor do também mineiro Bernardo Cruz, que havia vencido a prova em todas as oportunidades disputadas por ele, Itaipava (2014 e 2015) e Campos do Jordão (2014). E, com o tempo das quatro especiais acumulado em 12 minutos e 8 segundos, Bretas levou o título no Zoom Bike Park. Bernardo Cruz (12:21) foi o vice-campeão, com fluminense Diego Neumann (12:32) em terceiro, seguido pelo paulistano Thiago Boaretto (12:42) e pelo mineiro Leonardo Matiolli (12:46).

O evento foi sensacional, um sucesso na nossa visão. Batemos o recorde de inscritos e o Zoom Bike Park impressionou todo mundo pela estrutura. Ouvimos muitos elogios dos participantes. Para nós foi um desafio inédito, porque pela primeira vez tivemos quatro estágios ao invés de três cronometrados, mudando toda a logística. Tivemos novidades como uma janela de tempo para os pilotos esperarem e termos esses quatro estágios dentro do período de prova, porque os deslocamentos eram muito curtos no parque. A dinâmica foi diferente e de modo geral ocorreu tudo bem”, contou Theo Duarte, organizador do Chaoyang BES.

“Não podemos esquecer de agradecer ao Zoom Bike Park, especialmente ao Marcio e sua equipe, que nos ajudaram muito no decorrer da prova, e a dona Lígia, proprietária do local onde o Bike Parque fica situado. O que chamou a atenção também foi a presença de novos atletas, demonstrando a evolução do esporte. Muito gente se atrasou nos deslocamentos, uma quantidade acima dos eventos realizados anteriormente, então tivemos que lhe dar com isso”, completou Theo.

Nas demais categorias, também não faltaram emoções. Enquanto Ronny Renke (13:33) faturou na Expert, na Master 1 a vitória foi de Evandro Soldati Jr. (13:12), com Andre Melo de Matos (13:20) e Helio Nassaralla (14:34) triunfando na Master 2 e Master 3, respectivamente. Beatriz Ferragi (16:16) voltou a triunfar no Feminino, na Senior o campeão foi Robert Marent (14:55) e Gabriel Braga (14:38) venceu na amador. Nas categorias Kids, Vitor Lopres (15:21) largou na frente na Kids 1, Eduardo Borges (10:00) venceu a Kids 2 e João Pieri (12:02) foi o vencedor da Kids 3. Os resultados completos estarão disponíveis em breve no site oficial da competição, pelo endereço www.brasilenduroseries.com.br.

Os atuais campeões – Além de Andre Bretas (Pro), outros dez campeões nacionais defendem o título da principal competição de Enduro MTB do país. Mauricio Bernardi é o atual campeão da Expert, enquanto Yuri Bogner, André Melo e Helio Nassaralla os atuais vencedores das Masters 1, 2 e 3. Robert Marent busca o tri na Senior, Christian Ferreira detém o título na amador e Raquel Queiros no feminino. Enquanto João Pieri Costa é o atual campeão da Kids 1, Eduardo Peri é o dono do troféu na 2 e Matheus Paiva na 3.

O Chaoyang Brasil Enduro Series conta com patrocínio Ouro da Chaoyang Tires. Tem também os patrocínios de Cannondale, Bell Helmets, Exceed, Audax, Santa Cruz Bicycles, GT Bicycles, HUPI Bikes, Star Minas, Zoom Bike Park, LM Bike, Root Rider Tv, Off Camber Bike Shop, além de contar com o apoio de Cerveja Rocky Garden, Bikelist.com.br, BikeeAdventure.com.br e Sea Sucker.

Foto capa: Rodolfo Oliari

COMPARTILHE

Comente