CIMTB Levorin 2016 movimenta economia, esporte, turismo São João del-Rei

CIMTB Levorin 2016 movimenta economia, esporte, turismo São João del-Rei

A segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) irá transformar São João del-Rei, em Minas Gerais em um show de adrenalina. A competição que será entre os dias 13 e 15 de maio e está com as inscrições abertas através do site, acontece no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), será decisiva no número de vagas e representantes do mountain bike nos Jogos 2016, já que o Ciclo Olímpico fechará em 25 de maio. Além da importância do lado esportivo, o evento vai beneficiar a economia, o turismo local e ainda a setor educacional com o Concurso de Redação e Desenho.

Esta é a quarta edição na cidade. De acordo com o secretário municipal de esportes, Cleudes Barbosa Oliveira, durante o período que apoiou o evento, foi possível perceber um crescimento na competição. “Tenho observado, nos dois anos de secretário de esportes, que a CIMTB Levorin tem uma organização excelente e fomenta a economia e o turismo através de hotéis, restaurantes e outros seguimentos. A gente espera que este apoio sempre fortaleça, pois é um evento de qualidade. A Prefeitura investe financeiramente e percebe que o retorno para o município é muito maior do que o investimento”, afirmou.

O secretário afirmou que a CIMTB Levorin é a maior competição no calendário esportivo de São João del-Rei. “Não é uma competição a nível municipal, é um evento internacional. Com isso, temos em nosso município atletas que convivem com outros que estarão nos Jogos Olímpicos por exemplo. Isso é uma forma de incentivo. Antes da CIMTB Levorin chegar aqui, era uma modalidade que a gente não ouvia falar muito, e agora o mountain bike está crescendo a cada dia na nossa região”, disse.

Por outro lado, a CIMTB Levorin cria uma atmosfera de turismo esportivo em São João del-Rei. “O evento movimenta o setor turístico, primeiramente pela alta taxa de ocupação de leitos nos meios de hospedagem e consequentemente elevada utilização dos meios de alimentação, como bares e restaurantes; com isso, gera-se movimentação do comércio e dos fornecedores do trade turístico, o que contribui para a movimentação da economia local”, disse a secretária municipal de cultura e turismo, Thais Haddad.

Além da economia, o esporte e o turismo local, a CIMTB Levorin também movimenta o setor educacional com o Concurso de Redação e Desenho. Este ano, o tema será ‘A Importância da Bicicleta na Saúde da Criança e do Adolescente’. Os ganhadores da melhor redação e do melhor desenho, juntamente com os respectivos professores, levarão uma bicicleta da marca Houston para casa.

De acordo com a superintendente municipal de ensino, Maria de Fátima Vieira Vale, esta é uma forma de trabalhar a criatividade e incentivar o esporte para os estudantes. “Esta é uma forma de aproveitar o tema para incentivar o uso da bicicleta como hábito saudável, evitando o sedentarismo. Especialmente hoje, pois, como os jogos eletrônicos estão em alta, esta parceria é uma forma que a gente tem de trabalhar isso”, disse a superintendente.

Segundo ela, trabalhos que incentivam a criatividade também estimula a autoestima das crianças e dos adolescentes. “É uma forma de valorizar a escrita e o desenho dos alunos. Sempre há uma participação da família que fica orgulhosa com a criação dos jovens, e sem contar, que os vencedores e os respectivos professores, têm a chance de sair do evento pedalando”, finalizou.

Segundo o organizador do evento, Rogério Bernardes, o apoio da Prefeitura na CIMTB Levorin é essencial para a realização e melhorias do evento. “A Prefeitura é a grande responsável por manter o evento na cidade desde o primeiro ano. Ficamos felizes que o evento esteja contribuindo de forma consistente para o desenvolvimento da cidade. A maneira como somos bem recebidos e, também, os atletas nos motiva a trabalhar firmes para melhorar a cada ano e tenho certeza que o projeto, com visão de longo prazo, poderá crescer ainda mais em São João del-Rei”, disse.

Mais informações acessem o site da CIMTB: www.cimtb.com.br

Foto capa: Álvaro Perazzoli / Ag. Laborazoli

COMPARTILHE

Comente