Relato sobre a Specialized Levo por Rafael Ribeiro

Relato sobre a Specialized Levo por Rafael Ribeiro

Nosso parceiro de pedal e amigo Rafael Ribeiro da Rafa Mundi nos enviou esse texto sobre a nova Specialized Levo, contando sua experiência em pedalar em uma MTB de pedal assistido e também em pedalar com o mito do MTB Ned Overend! Confira abaixo:

Durante o final de semana dos dias 05/06 de março, a Specialized Brasil nos apresentou o seu mais novo lançamento a Specialized Levo uma mountain bike elétrica que proporciona a quem experimenta uma sensação de poder absurdo. É você pedalando e pilotando só que mais forte. Rsrs

O local escolhido não poderia ser melhor, o Zoom Bike Park,um bike park que está situado na cidade de Campos do Jordão e que conta com trilhas rápidas e algumas curvas na parede (wall ride) construídas perfeitamente pensadas para a diversão dos bikers.

E para apresentar e aproveitar um pouco da pilotagem dessa bike junto ao público brasileiro ninguém menos que Ned Overend. Um verdadeiro dinossauro do nosso esporte que aos 60 anos continua pilotando de modo extremo. Ned Overend foi um consultor que ajudou a desenvolver essa bike. Um dinossauro para nos apresentar o futuro que é presente agora.

Não acredito que quando ele andava ainda jovem, ao ver as evoluções ano após ano, imaginaria o que viria pela frente. É interessante ver que eles trouxeram um piloto mais “antigo” para nos apresentar uma tecnologia tão recente! O mais legal é que mesmo com toda tecnologia e toda modernidade empregada a Specialized Levo segue sendo uma mountain bike “comum”, como antigamente para se descer uma montanha terá que pilotar e administrar o equipamento, assim como era desde os primórdios, a diferença é que com essa bike se chega lá em cima mais rápido e com menos esforço mas na essência do esporte, tudo segue sendo igual.

Relato-sobre-a-Specialized-Levo-por-Rafael-Ribeiro_

Tem que haver esforço nos pedais se quiser seguir em movimento. A Specialized Levo é uma mountain bike elétrica que tem um “pedal assistido”, uma bicicleta que conta com esse sistema não é como uma bike elétrica comum que tem acionamento por botão ou aceleradores, ela tem um sistema que calcula a força que você emprega e te ajuda com mais alguns watts de potência. O sistema pode ser utilizado em 3 modos sendo que o mais potente te ajuda com aproximados 500 watts de potência. Isso significa que você vai passar a fazer treinos que antes fazia com largas horas e que agora com a “ajuda” da Levo será possível realizar o mesmo percurso com um tempo menor. A geometria da bike é de uma bike de freeride/all mountain com o garfo dianteiro mais “aberto” com um ângulo maior que as bikes de cross country e com um conjunto de amortecedor traseiro/dianteiro que atropela tudo e faz com que os 20kg aproximados não sejam perceptíveis mesmo nos trechos mais inclinados.

Relato-sobre-a-Specialized-Levo-por-Rafael-Ribeiro

Os pneus também creio fazer parte da evolução, a bike vem equipada com rodas 27,5 e pneus de 3.0! O grip é absurdo e as valas são praticamente ignoradas com esses pneus largos, que na minha opinião são bem propícios para um pedal divertido e mais ousado nos trechos mais técnicos e inclinados. O sistema de freio também surpreendeu e se mostrou bem eficiente parando a bike rapidamente quando acionados ignorando o peso da bicicleta. Quando foram lançados os primeiros câmbios eletrônicos eu me perguntei onde iria parar essa evolução, e agora com as bikes elétricas no mercado eu volto me perguntar,onde será que vai parar toda essa evolução tecnológica empregada nas bicicletas?

Relato-sobre-a-Specialized-Levo-por-Rafael-Ribeiro_3Relato-sobre-a-Specialized-Levo-por-Rafael-Ribeiro__4

Qual serão os próximos passos?? As mountain bikes elétricas vieram para revolucionar e creio que isso será muito bom para trazer novos adeptos para o mundo das duas rodas movidas a propulsão humana. Pessoas que não tem capacidade física para chegar ao alto de uma montanha pedalando mas que tem pilotagem para descer serão beneficiados por esse sistema. Novos adeptos também se beneficiarão podendo experimentar trilhas mais técnicas e percursos mais longos, isso sem falar nos treinos regenerativos que agora poderão ser feitos em terrenos mais inclinados e por consequência, passar mais tempo em contato com a natureza e com a montanha, fazendo com que aquele girinho maroto da sexta ou segunda feira seja feito em locais contemplativos e mais distantes de casa. A Specialized Levo não é uma bike para meio de transporte ou para preguiçosos, acredite você vai voltar suado ao sair para pedalar com ela, só que vai voltar mais rápido e poderá sentir a sensação de liberdade com o vento batendo no rosto até nas subidas mais duras, é um pedal comum só que mais rápido, é você só que mais forte, é mountain bike só que mais divertido.

Agradeço o convite e oportunidade de poder testar esse equipamento divertidíssimo e poder ver e conviver mesmo que pouco com um grande ídolo e nome do nosso esporte de perto e ainda andando em grande estilo. Legal demais ver esse dinossauro convivendo em perfeita harmonia com as evoluções tecnológicas, e concluir que por mais que se evolua o equipamento a essência do mountain bike segue a mesma, exercitar o corpo, se divertindo com amigos em contato com a natureza, para se ter a cuca fresca e inspirada para que possamos pensar nos próximos passos evolutivos.

COMPARTILHE

Comente