Treino de uma ciclista quando não está sobre a MTB

Treino de uma ciclista quando não está sobre a MTB

Um programa de treino variado é o segredo para diversos atletas, podendo exercer um efeito muito positivo e duradouro ao longo do tempo, especialmente para as ciclistas que buscam o alto rendimento ou, no mínino, evoluir cada vez mais em cima da bike.

Alan Milway, preparador físico da atual campeã do mundo de downhill Rachel Atherton. Alan falou da importância da variação de treinos, principalmente na fase da pré-temporada.

“É o quarto ano que trabalho com a Rachel,” diz Alan. “Descobri rápido que para manter a Rach motivada para os treinos era inserindo exercícios e atividades divertidas na sua planilha de treinamento. Ela tem o maior exemplo de um programa variado.”

“Existem coisas que precisam fazer durante os treinamentos e repetir muitas vezes, para garantir a força vital, estamina e condição física geral da Rachel. Normalmente utilizamos séries de exercícios na academia e pedaladas na estrada, mas honestamente, tudo isso pode ficar monôtomo com as repetições, especialmente para uma atleta profissional como a Rachel que possui um carga de treino elevada. Com isso, incorporamos alguns exercícios fora da bike para manter o interesse dela na qualidade do treino, beneficiando sua preparação geral para as competições,” explica Alan.

1. Yoga

“Yoga é uma das atividades preferidas da Rachel e a minha. É um exercício incrível para a flexibilidade, tonificação dos músculos, equilíbrio e prevenção de lesões. Entre os irmãos Atherton, temos conseguido converter Gee e Dan a realizar a prática, tornando-se um importante pilar do programa de treinamento para todos eles.”

2. Escalada

“A maior diferença entre a força masculina e a feminina tende a ser na região dos músculos na parte superior do corpo. Rach adora escalar o que é um exercício ótimo para os membros superiores. Além disso é um atividade ao ar livre que promove a socialibilização, diversão e desafio. Rachel pega algumas dicas com sua amiga profissional no assunto Shauna Coxey.”  

3. Recuperação ativa

“Mountain bike downhill é um esporte cheio de testosterona, com isso, Rachel precisa de momentos para relaxar. Ela vive na linda região de Dyfi Valley em Wales, Grã Bretanha, o que torna-se quase impossível não tornar-se uma pessoa engajada com o meio ambiente e atividades ao ar livre, o que é perfeito para garantir a recuperação ativa.

“Rachel adora praticar a remada com Stand-Up, canoagem e caminhar nas montanhas. Além disso, sempre que pode ela ajuda seu irmão Dan e seu namorado Olly nas construções de pistas. Todos esses exercícios são ótimas atividades para garantir um “descanso” ativo, e o mais importante, eles fazem bem para a mente e a alma de qualquer um.”


Texto fonte: Redbull.com – foto capa: © Rutget Paw

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