Filip Polc vence descidas das escadas de Santos 2016 e torna-se hexacampeão

Filip Polc vence descidas das escadas de Santos 2016 e torna-se hexacampeão

Mesmo em nova pista de downhill urbano em Santos, litoral paulista, totalmente diferente do Monte Serrat, cenário nos 13 anos anteriores, o protagonista foi o mesmo das cinco últimas edições: o eslovaco Filip Polc. O circuito no Morro do Pacheco, caracterizado por passagens estreitas e forte inclinação que chega a quase 40 graus, Filip Polc foi o mais rápido nas eliminatórias, semi-final e grande final nos 541 degraus, distribuídos em cerca de 600 metros de descida íngreme, com desnível de 143 metros.

Polcster (fusão de seu sobrenome com o apelido Monster) mostrou porque é considerado o “rei” da modalidade. Além de ser o atual campeão mundial no “City Downhill”, o “Pelé da bike” conseguiu melhorar seu tempo em todas as suas descidas.

“O incentivo do público me fez ir mais rápido, foi incrível!” comentou Polc durante a transmissão ao vivo do evento na TV Globo.

“Depois de 6 anos vindo ao Brasil competir na Descida das Escadas de Santos, neste ano, a pista foi um pouco mais lenta, porém mais técnica. Um estilo totalmente diferente do passado,” afirmou Polc.

Mas a disputa foi emocionante entre os cinco finalistas, que vieram baixando o tempo a cada descida, deixando a definição para o último atleta a descer, Filip Polc.

Felix Silva, Guimerton, Wallace Miranda e Lucas Borba fizeram descidas perfeitas, mas Polcster mostrou todo talento para ganhar tempo onde não parecia ser possível na segunda parcial da pista e vencer uma margem de centésimos de segundos.

Filip Polc vence descidas das escadas de Santos 2016 e torna-se hexacampeao_© Jan Kasl / Red Bull Content Pool

Aliás, a comunidade de aproximadamente 5 mil habitantes do Morro de Pachecofoi o diferencial, lotando todo o percurso, sempre torcendo bastante pelos brasileiros, mas dessa vez não foi o suficiente.

“Posso dizer que desde a primeira vez que vim para o Brasil (2005) para a etapa da Copa do Mundo de Downhill em Balneário Camboriu (SC). Eu amei as pessoas daqui. A atmosfera do lugar é incrível, especialmente em Santos, que é um prova com grande tradição com transmissão na TV Globo. Agradeço muito por todo carinho que recebo do público,” disse o hexacampeão.

Brasileiros

No feminino, a prova não contou com nenhuma estrangeira, com isso, as brasileiras puderam brigar pelo título. A mineira Barbara Jechow, de Ouro Preto, mostrou superioridade para conquistar sua primeira vitória na Descida das Escadas de Santos. É verdade que muitas meninas conhecidas do downhill nacional não participaram da prova, como Luana Machado e Bruna Ulrich.

No masculino, o catarinense Lucas Borba, que já havia terminado em top 5 por duas vezes nesta prova, ficou muito próximo de assegurar seu primeiro título em Santos, mas ficou satisfeito com seu resultado. Já Wallace Miranda, de Aparecida do Norte (SP), bicampeão da prova (2008 e 2009), fez uma descida agressiva na final, mas terminou com o bronze.

Para conferir os resultados completos, acesse o link:descidadasescadasdesantos.com.br

COMPARTILHE

Comente