Ciclismo brasileiro em evidência em provas no Brasil e na Europa

Ciclismo brasileiro em evidência em provas no Brasil e na Europa

O calendário oficial de 2016 do mountain bike no Brasil, com provas valendo pontos para os rankings internacionais, terá seu início nesse fim de semana. Em Campo Largo (PR), será realizada neste sábado e domingo (13 e 14) a primeira etapa da Taça Brasil de MTB Cross Country. A Shimano estará representada na competição por 15 atletas, com destaques para nomes como Raiza Goulão, Frederico Mariano, Sherman Trezza, Guilherme Saad, Luiz Cucuzzi, dentre outros. Na Grécia, Isabella Lacerda disputa a Hellas – Salamina Island MTB Stage Race, com início nesta sexta-feira (12) e término no domingo (14).
Ciclismo-brasileiro-em-evidencia-em-provas-no-Brasil-e-na-Europa_Foto: Rodrigo Philipps / Shimano

Primeira prova do ano no País valendo pontuação nos rankings olímpico e mundial, a Taça Brasil de XC ofertará 30 pontos aos campeões das elites masculina e feminina. No circuito de Campo Largo, seis equipes patrocinadas pela Shimano estarão em ação: Caloi Elite Team, com Sherman Trezza, Frederico Mariano e Wolfgang Olsen; Groove/Shimano, com Daniel Grossi, Guilherme Saad e Ana Luísa Panini; Specialized Racing BR, formada por Raiza Goulão, Érick Bruske, Lucas Sírio e Bruna Elias; Audax/Shimano, com a dupla de atletas sub-23 José Gabriel Marques e Sofia Sutbil; LM/Sense, com Guilherme Muller e Mario Couto; e encerrando a lista o jovem Luiz Cocuzzi, da equipe Lar/Scott/Shimano.

Na elite feminina, Raiza Goulão é uma das favoritas ao título. Atual campeã brasileira e número 1 do Brasil nos rankings internacionais, Raiza demonstra confiança para a disputa. “Conheço bem o local da abertura da Taça Brasil. É uma pista bem legal, com partes técnicas, subidas de estrada e trilhas com raízes e descidas técnicas. Com as chuvas que caem nessa época do ano, fica ainda mais técnica e em alguns trechos teremos de empurrar a bike. Mesmo assim, me sinto muito bem e estou ansiosa para essa primeira prova no meu calendário visando uma vaga na Rio 2016”, destaca a ciclista goiana.

Entre os homens da elite, a briga promete ser equilibrada, com uma intensa disputa pelo título. Campeão brasileiro em 2014, Frederico Mariano se sente pronto para brigar pela vitória. “Correr no Sul do País é sempre desafiador devido ao clima chuvoso, bem diferente da minha região no Triângulo Mineiro. Vou tentar fazer uma prova correta, sem errar. Minha intenção é buscar o melhor resultado para minha equipe, almejando sempre o lugar mais alto do pódio”, conta o atleta de Uberaba.

Para Guilherme Saad, a prova servirá como preparação para os próximos desafios da temporada. “Como é início de temporada, a competição em Campo Largo servirá como base para ajustes. Espero andar bem, ver onde estão possíveis erros e procurar consertá-los daqui pra frente. A primeira prova do ano é boa também por mostrar como está o nível dos adversários. No início do mês que vem temos a Copa Internacional de MTB, em Araxá, e a ideia é conseguir chegar lá em alto nível, visando sempre as primeiras colocações”, conta Saad.

Pela primeira vez pedalando oficialmente com os componentes Shimano, José Gabriel Marques se mostra ansioso para sua estreia utilizando o grupo XTR Di2. “Sempre tive vontade de pedalar com os produtos Shimano. Para mim, o XTR Di2 é o melhor que já usei na vida. Se tinha alguma dúvida antes, agora posso falar que por mim não uso mais outro grupo que não seja esse. Agilidade na mudança de marchas e com uma precisão fantástica. Os freios também são excelentes, leves e com um controle perfeito”, elogia Zé Gabriel

Hellas – Salamina Island MTB Stage Race – A ciclista mineira Isabella Lacerda segue na sua temporada europeia. Após a quinta colocação na Costa Blanca Bike Race, na Espanha, e um oitavo lugar na Hellas – Salamina Island MTB XCO, na Grécia, agora Isabella terá pela frente uma prova com três dias de disputas (Stage Race), valendo 120 pontos aos campeões nos rankings internacionais. Assim, a distância para sua concorrente à vaga na Olimpíada Rio 2016, Raiza Goulão, que hoje gira em torno de 160 pontos, pode cair ainda mais após o final de semana.

Funvic Soul Cycles & Carrefour – Patrocinada pela Shimano e equipada com os componentes das linhas Dura-Ace e Dura-Ace Di2, a principal equipe de ciclismo de estrada do País inicia neste fim de semana uma sequência de três provas na Europa, após competir no Gabão, na África. Neste sábado (13), os comandados do técnico Benedito Júnior, o Kid, encaram a Volta a Murcia, com percurso de 199,3 km. No dia seguinte, será vez da edição de 2016 da Clássica de Almería, com 184 km. As duas provas servirão como preparação final para a 62ª edição da Vuelta a Andalucía, entre 17 e 21 de fevereiro, com a presença de 24 equipes de 14 países.

Ciclismo-brasileiro-em-evidencia-em-provas-no-Brasil-e-na-Europa

Equipe Vemex – A paraciclista Jady Malavazzi segue nos Estados Unidos, onde realiza um “Training Camp” durante 15 dias com paratletas americanos e europeus. No último dia 7, Jady disputou competição em Clermont, na Flórida, com mais de 50 concorrentes, encerrando na 21ª colocação. “Até o momento pude realizar vários testes, para junto com meu treinador conseguirmos identificar meus pontos fracos e trabalhar em cima disso”, contou a ciclista da equipe Vemex, que utiliza sua handbike Bólido CX1 e conta com patrocínios de Shimano, Univap e Fatec.

Foto capa: Bruno Fernandes / Noispedala

COMPARTILHE

Comente