Atleta colombiano inaugura primeira pista de downhill subterrânea do mundo

Atleta colombiano inaugura primeira pista de downhill subterrânea do mundo

A cidade de Zipaquirá, na Colômbia, a cerca de 50km de Bogotá, sempre foi conhecida por um motivo: abrigar uma das mais importantes maravilhas naturais do país, a Catedral de Sal. Conhecida por ser um local único para turistas e por ter recebido diversos prêmios por sua arquitetura exuberante e sua importância cultural, religiosa e ambiental; o local ganhou um novo atrativo: a primeira pista de downhill subterrânea do mundo.

O responsável por esse feito foi Marcelo Gutierrez. O atleta transformou-se no primeiro homem a encarar a trilha de mais de 2km, que começa no alto das montanhas da cidade e termina no final da Catedral de Sal.

Atingindo uma velocidade superior a 70 km/h, Gutierrez mostrou sua habitual técnica ao superar um terreno extremamente hostil, que contava com pedras, minerais e rampas. Além dos obstáculos naturais, o colombiano teve mais um “adversário”: a escuridão. Com pouquíssima iluminação, Marcelo precisou ter muito reflexo para completar o percurso.

Atleta-colombiano-inaugura-primeira-pista-de-downhill-subterranea-do-mundo_2

“Quando eu estava dentro da mina de sal, não conseguia enxergar o que estava por vir. A visibilidade era terrível, realmente assustadora. Mesmo com os óculos, com todas as luzes que a gente tinha não dava pra ver nada do que estava pela frente”, comentou o atleta.

Atleta-colombiano-inaugura-primeira-pista-de-downhill-subterranea-do-mundo_1

Gutierrez não teve nenhuma dúvida em classificar este desafio como o mais difícil de sua carreira. “É uma trilha absurdamente técnica. Você tem que conhecer muito bem seus limites e saber de suas habilidades e capacidades, porque em alguns lugares os saltos são bem assustadores. Se você cometer algum erro as consequências podem ser bem, bem ruins”.

Atleta-colombiano-inaugura-primeira-pista-de-downhill-subterranea-do-mundo_

Crédito das fotos: Fábio Piva – Red Bull Content Pool – Andres Jaramillo – Red Bull Content Pool

COMPARTILHE

Comente