O ciclismo e as dores nos joelhos

O ciclismo e as dores nos joelhos

Se você sente dores nos joelhos enquanto pedala, ou após a pedalada tem um certo desconforto, fique atento e tome as providências logo!

A dica que eu dou é procurar um bom profissional de bike fit e fazer um ajuste fino em todos os pontos. Mas de emergência e última hora segue abaixo algumas alternativas rápidas para diminuir o desconforto.

LEMBRE-SE SEMPRE DE PROCURAR UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO PARA ACERTAR SUA POSIÇÃO SOBRE A BIKE!

1 . Primeira coisa a verificar são os tacos das sapatilhas e a posição dos mesmos, pra quem ta na fúria de pedalar e deixar o bike fit pra depois, o ideal é deixar o taco de cada sapatilha alinhado com o primeiro osso abaixo do dedão (veja imagem abaixo), na direção da famosa joanete, mas lembre-se o bike fit é essencial e na minha opinião obrigatório!

O-ciclismo-e-as-dores-nos-joelhos_posição pedal

2 . Ficar sempre atento a posição dos pés, principalmente dos calcanhares, pois qualquer rotação a mais que force o joelho vai culminar a dor.

3 . Importante para se evitar o desconforto nos joelhos é a altura do canote, pois se pedalar com o canote muito abaixado, os joelhos ficaram dobrados e com força desnecessária nas articulações, e se o canote estiver alto demais, o efeito bailarina acontece, pois a força vai ser toda feita nos joelhos e nas pontas dos pés. Então a procura pela altura correta do canote e selim é essencial para se evitar o desconforto.

5 . O grau do selim também é crucial para evitar forçar demais os joelhos tanto para frente quanto para trás. tente achar o ângulo correto para sua geometria, evite usar o banco empinado ou com a ponta caída, isso além de prejudicar seu pedal, vai provocar dores nos joelhos, braços, mãos, costas, etc…

6 . O tamanho da bike também é um determinante pra saber se a dor está ocorrendo, pois se o quadro for pequeno, não vai adiantar somente subir mais o selim. As dores podem começar em outros locais, então fique atento se sua altura comporta o tamanho da bike!

Essas são alternativas simples que todo ciclista deve saber e se atentar, até mesmo para conforto próprio e sentir-se cada vez melhor sobre a bike! A prevenção é sempre a melhor alternativa para não ocorrer avarias mais graves com o tempo!

LEMBRE-SE SEMPRE DE PROCURAR UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO PARA ACERTAR SUA POSIÇÃO SOBRE A BIKE!

COMPARTILHE

Comente