Boatos de cassetes com 12 velocidades para MTB

Boatos de cassetes com 12 velocidades para MTB

Faz pouco mais de 3 anos que SRAM introduziu no mercado de bike seu grupo XX1, que serviu como pontapé para iniciar uma revolução nas transmissões no mundo do MTB. Era a estréia dos cassetes de 11 velocidades e o início do uso de 1 coroa, tendo mais velocidades no cassete significava abrir um leque de ações e opções, para combinar somente uma coroa e os terrenos de aplicação.

A forma como o uso de 1 coroa continua a crescer e parece que o próximo passo será as transmissões de 1 × 12. Um pinhão a mais iria reabrir mais opções para aumentar as velocidades do cassete. Nós imaginamos pinhões 50-10 ou 50-9, o que daria uma vantagem para os aumentos, mantendo ou até mesmo melhorando a relação para as descidas.

Enquanto a chegada de uma grande roda dentada de 50 dentes é mais provável, a utilização de um cassete de 9 dentes da SRAM é improvável. O pinhão 9 dentes dá uma “sensação” estranha ao pedalar devido ao chamado “efeito polígono”, que se traduz em uma sensação de maior peso e força na pedalada, aumentando exponencialmente como o pinhão é menor. A SRAM testou protótipos de pinhão com 9 dentes antes de lançar o XX1, e descartou a idéia pelo motivo acima.

SRAM-e-seu-grupo-XX1-para-MTB

No entanto, um pinhão de 50 dentes aumenta o desenvolvimento para subidas, mas o gap de troca seria grande, por isso a opção de usar uma pinhão de 46 e reduzir o gap seria uma proposta.

A Sram pode ser a primeira a lançar um cassete com 12 velocidades, assim como foi pioneira nos cassetes de 11. Especulações dizem que em 2017 seria o lançamento, o que significa que ainda este ano poderemos ver alguns protótipos andando por aí.

E a Shimano?

A chegada dos grupos 12 velocidade para a gigante japonesa se encaixaria perfeitamente no seu grupo eletrônico, atualmente apenas na família Shimano XTR Di2. Na verdade, a taxa de precisão que dá a este grupo é completamente inigualável por qualquer grupo mecânico.

Shimano-XTR-Di2 para MTB 2016

Com seu software seria viável atualizar os componentes Di2 atuais para fazê-lo funcionar com 12 velocidades sem ter que mudar muita coisa, desde que a mudança admita o novo pinhão de 12, sem problemas mecânicos.

Vamos esperar pra ver, e com certeza não vai demorar muito para isso acontecer! Afinal, todo dia aparece algo novo no MTB.

 

COMPARTILHE

Comente