Equipes e atletas para 2016 quem fica e quem vai nas equipes de bike

Equipes e atletas para 2016 quem fica e quem vai nas equipes de bike

Ciclismo de estrada

No ciclismo de estrada brasileiro, a principal novidade é o reforço da Equipe Pró Continental de Ciclismo Funvic Soul Cycles & Carrefour, que passou a integrar o grupo de elite da UCI, abaixo apenas das equipes classe Pro Tour. O primeiro grande compromisso da temporada é no Tour de San Luís na Argentina, no próximo dia 17 de janeiro, sonhando com o convite para as grandes voltas ciclísticas do planeta, como Vuelta da Espanha, Giro da Itália e Tour de France.

Para nova jornada, a equipe contratou os espanhois Pablo Urtasun e Antonio Piedra Perez, assim como os jovens Nathan Mahler (que veio da equipe de Taubaté) e Rodrigo Quirino, atual campeão brasileiro sub23. Eles juntam ao elenco formado por Alexandre Manarelli, Francisco Chamoro, Alex Diniz, Kleber Ramos, Roberto Silva, André Almeida, Pedro Nicácio, Otávio Bulgarelli, Magno Nazaret, Flávio Cardoso e Murilo Affonso.

Outra novidade para o ciclismo nacional é o retorno do atleta Rafael Andriato ao Brasil. O ciclista paulista, que pedalou nos últimos oito anos na Itália, é o novo reforço da equipe brasileira Memorial-Santos/Fupes na temporada 2016. Andriato volta a competir no Brasil de olho em uma vaga para o Rio 2016, no ciclismo de estrada. A última experiência de Rafael no país havia sido também na Memorial, entre 2006 e 2007, quando ele, aos 20 anos, se tornou líder brasileiro do ranking, com as vitórias na Volta de SP.

Rodrigo Quirino da equipe Funvic 2016 Campeao Brasileiro Sub23 Equipe Funvic 2016

Ciclismo de estrada feminino

O ciclismo feminino nacional está cada vez mais forte e profissional. A equipe Funvic Soul Cycle & Carrefour, está com um elenco consistente para estreiar no Tour Feminino de San Luis. Cinco ciclistas formarão a equipe brasileira: Fernanda Souza, Cristiane Silva, Daniela Lionço, Viviane Loureiro e Paula Proença.

Equipe Funvic feminina para 2016Divulgação Funvic Soul Cycle & Carrefour

Outro destaque é a presença da ciclista sul-mato-grossense Luciene Ferreira, primeira brasileira a fazer parte do time feminino Weber Shimano Ladies Power Latam, que reúne apenas ciclistas da América do Sul, e também estreia na competição argentina.

equipe-ladies-power-latam shimano

A Memorial-Santos uma das mais tradicionais equipes do pelotão brasileiro apresentou o novo projeto da equipe feminina: Memorial Girls. Ao longo das 17 temporadas à frente da equipe Memorial, o diretor técnico Cláudio Dieguessempre apostou no ciclismo feminino praticamente desde a criação da equipe, mantendo também a escolinha de ciclismo Memorial Kids. A Memorial Girls encara 2016 com uma formação de 10 ciclistas; com destaques para Ana Paula Polegatch, Camila Coelho, Thayna Araújo, Luanna Lavelli, Valquiria Padial, Silvia Silva, Marianne Ferreira, Marcia Ribeiro, Maira Hendi, Wellyda Santos e Gisele Gasparotto.

Memorial-Girls-equipe de ciclismo 2016foto: Ivan Storti

Mountain Bike

Os principais atletas mantiveram-se nas suas respectivas equipes neste ano olímpico. Atletas como Sherman Trezza, Frederico Mariano e o jovem Bruno Martins Lemes renovaram com a Caloi Elite Team até o final de 2016.

A principal estrela do mountain bike da América Latina, o fluminense Henrique Avancini encara sua segunda temporada vestindo a camisa daCannondale Factory Racing.

Outro candidato a segunda vaga olímpica, o catarinense Ricardo Pscheidtdefende novamente o time Trek Brasil. 

A principal novidade vem da nova formação do time Specialized. A empresa apresentou o conceito “Racing BR” , liderada pela goiana Raiza Goulão, candidata a uma vaga na Olimpíada Rio 2016. Completam o time o catarinense Erick Bruske (sub-23), o mineiro Lucas Sírio (júnior) e a gaúcha Bruna Elias (juvenil).

Também fazem parte do grupo de atletas Specialized as equipes Specialized Hoffmann XCO, com Rubinho Valeriano, Naydson Cortes e Larissa Brasa, e a Specialized Factory Racing Brasil, com Claudio Clarindo (Ultra distância), Thiago Boaretto (Enduro) e Orlando Alves (XCM), os três por mais uma temporada, e os estreantes André Bretas (Enduro), Isabella Ribeiro (MTB) e Bia Neres (triathlon).  

Equipe-2016-Specialized-Racing-BR-MTB-de-alto-rendimentoFoto: Revista Ride Bike

Outra transferência aconteceu com Edivando Souza Cruz, um dos ciclistas mais respeitados do pelotão que trocou o time da Astro pela First Bikes, para compor a equipe ao lado de Carlos Paixão.

edivando-da-souza-cruz na first bikes 2016

Foto: Divulgação First

A nova marca Audax Bikes, lançada no início de 2015, reforçou seu elenco no downhill e enduro, com a chegada de Lucas Borba, novo representante da marca na modalidade ao lado de Anderson Robl. Os outros atletas do time renovaram o contrato, como Eduardo Ramires, Daniel Zóia, entre outros.

A atual campeã brasileira de mountain bike maratona, Viviana Favery assinou contrato com a alemã ROSE Vaujany fueled by ultraSPORTS. Aos 29 anos, a atleta participará dos principais eventos na Europa e no Brasil. E, no fim do mês, ela já tem o primeiro compromisso: a disputa d a ultramaratona de Mountain Bike Costablanca Bike Race, entre os dias 28 e 31, na Espanha. Vale lembrar que os pontos conquistados a partir de agora podem ajudar o Brasil a obter uma segunda vaga olímpica.

Viviane Favery comeca 2016 de equipe nova no MTB

Fonte texto: Redbull.com 

COMPARTILHE

Comente