Eventos de ciclismo pelo Brasil em 2016 que você precisa ir

Eventos de ciclismo pelo Brasil em 2016 que você precisa ir

Rally Cerapio

Data: 25 a 30 de janeiro
Descrição: Prova caracterizada pore tapas marcadas pelo sol forte, muito calor e dificuldade de pedalar em terreno arenoso.

A 29ª edição do Rally Cerapió terá um percurso que irá do Ceará ao Piauí, cruzando o sertão nordestino. O rally reune diversas categorias de veículos, mas sem dúvida, o mountain bike é um dos mais desafiantes. As bikes superaram o número de inscrições da última edição do evento e até agora são 160 ciclistas inscritos na modalidade. Serão mais de 360 quilômetros de trilhas e estradas difíceis que prometem grandes desafios aos competidores, como a cidade de Picos (PI), por onde o evento passará.

GP Ravelli de Maratona

Datas: 1ª Etapa: 30 e 31 de janeiro – Jacutinga (MG)
2ª Etapa 02 e 03 de Abril (a definir)
3ª Etapa 11 e 12 de junho (a definir)
4ª Etapa 06 e 07 de Agosto (a definir)
Descrição: Circuito de provas de MTB maratona XCM (mountain bike de longa distância) bastante popular.

O ciclista Márcio Ravelli, lenda viva do mountain bike nacional, empresta seu nome para a série de provas que mais reune atletas. A media de participantes pore tapa ultrpassa os mil atletas, sempre com presença de grandes nomes da elite nacional. Um dos principais destaques dos eventos GP Ravelli são os percursos desafiantes e técnicos, elaborados pelo próprio multicampeão.

Desafio da Serra do Rio do Rastro

Data: 6 de março – Lauro Muller/Bom Jardim da Serra (SC)
Descrição: O desafio ciclístico por uma das serras mais bonitas do país.

A Serra do Rio do Rastro é uma das maravilhas da mãe natureza, onde o homem esculpiu uma Estrada numa subida vertiginosa sobre as montanhas. O percurso com muitas matas e cachoeiras, que é um dos cartões-postais do estado, pode parecer curto com apenas 24,6Km até a chegada no Mirante da Serra do Rio do Rastro, no entanto, é uma subida intensa, que desafia os limites de qualquer ciclista. O evento está em sua sexta edição e parte do município de Lauro Müller até alcançar mais de 1421 metros de altitude. O percurso da rodovia SC-390 é cercada de uma fauna e flora bem diversa. É um dos tipos de lugares para colocar na lista de desejos da vida.

Eventos de ciclismo pelo Brasil em 2016 que voce nao pode perder-serra do rastroFoto: Iguatu.net

CIMTB

Datas: 1ª etapa – 4 a 6 de março em Araxá (MG);
2ª etapa – 13 a 15 de maio em São João del Rey (MG);
3ª etapa – 4 a 6 de novembro em Congonhas (MG)
Descrição: Competição de mountain bike cross country e maratona mais disputada da América do Sul

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora sua maioridade com a 21ª Edição em 2016. Como a Olimpíada no Rio de Janeiro será realizada entre os dias 5 e 21 de agosto, as duas primeiras etapas da CIMTBLevorin 2016 antecederão o principal evento esportivo do ano e poderão ser decisivas na definição do número de vagas e dos representantes na prova olímpica de mountain bike. Serão computados para o ranking olímpico os pontos conquistados até o dia 24 de maio de 2016. Destaque para terceira e última etapa em Congonhas, a “Cidade dos Profetas”, com o XCM válido como etapa do UCI MTB Marathon Series e o Desafio da Ladeira.

Eventos de ciclismo pelo Brasil em 2016 que voce nao pode perder CIMTB AraxáFoto: Alvaro Perazzoli/Ag. Laborazoli

Big Biker Cup

Datas: 1ª etapa – 13 de março em Itanhandu (MG);
2ª etapa – 01 de maio em Taubaté (SP);
3ª etapa – 03 de julho em São Luiz do Paraitinga (SP);
4ª etapa – 4 de setembro em Santo Antonio do Pinhal (SP).
Descrição: Principal circuito de provas de maratona de mountain bike do país

O Big Biker Cup é uma competição disputada desde 2001 no sistema de maratona (endurance), em que o ciclista percorre grandes distâncias por todo tipo de via em uma única volta. Algumas etapas podem chegar a mais de 100 quilômetros de percurso consagrando-se vencedor o atleta com o menor tempo de prova. Os atletas são divididos por idades e categorias para profissionais (elite), seguindo duas definições: categoria Pró e a Sport, cuja principal diferença entre está na distância a ser percorrida, ou seja, na Pró a quilometragem é maior.

Brasil Enduro Series

Datas: 1ª etapa – 7 e 8 de maio – Campos do Jordão (SP);
2ª etapa – 9 e 10 de Julho em Petrópolis (RJ);
24 e 25 de setembro em Santa Catarina (cidade a definir).
Descrição: Primeiro circuito nacional de Enduro de Mountain Bike em que Os atletas se deslocam até topos de montanhas, na maioria das vezes pedalando e fazem trechos cronometrados nas partes de descidas, que são longas e exigem muito da parte física do competidor.

Mesmo sendo apenas a terceira edição do circuito Brasil Enduro Series, o evento é a referência da modalidade no país. O BES é um Campeonato de All Mountain/Enduro idealizado por pilotos e empresários da área que vislumbram atingir novos praticantes oferecendo uma forma de competição muito divertida e acessível. Somente na última temporada, o evento contou com 530 participantes e registrou o aumento da modalidade com o surgimento de novas categorias, para novatos com bikes rígidas e kids.

Eventos de ciclismo pelo Brasil em 2016 que voce nao pode perder-jogos olímpicos 2016 enduro series irtaipavaFoto: Rodrigo Philipps / BES

Prova Ciclística 9 de Julho

Data: 9 de julho – São Paulo (SP)
Descrição: Competição clássica do ciclismo nacional

Prova Ciclística 9 de Julho completará sua 70ª edição em 2016. O evento que acontece sempre no dia 9 de julho, feriado paulista da Revolução Constitucionalista de 1932, algumas das principais equipes e ciclistas do país disputam o evento, que em 2015, comemorou o retorno às ruas de São Paulo. O evento instituído pelo jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução e realizada pelo jornal “A Gazeta Esportiva” a partir de 1933 é um patrimônio do esporte brasileiro. O evento se tornou um marco na modalidade, sendo objeto de desejo dos atletas e clubes. Sua penúltima edição havia sido realizada em 2011, dentro do Autódromo de Interlagos, mas agora ela voltou para recuperar seu espaço onde surgiu, nas ruas e avenidas paulistanas.

Tour do Rio

Data: Mês de Julho (a definir)
Descrição: O maior evento de ciclismo da América Latina que reune as principais equipes brasileiras e times estrangeiros

O Tour do Rio é um dos maiores eventos de ciclismo da América Latina. Durante cinco dias, as melhores equipes nacionais e estrangeiras são convidadas a participar da competição dando a volta pelo Estado. Em 2015, 90 atletas percorreram aproximadamente 797 quilômetros. O evento é homologado pela União Ciclística Internacional (UCI), e possui outras ações durante todo o ano, fomentando o ciclismo no Brasil, como: Desafio Tour do Rio; Copa Rio de Janeiro de Ciclismo; Adeus Rodinhas; e Copinha.

Eventos de ciclismo pelo Brasil em 2016 que voce nao pode perder-tour de franceFoto: Reuters

Jogos Olímpicos de Verão

Data: 5 e 21 de agosto – Rio de Janeiro
Descrição: Primeiro Jogos Esportivos da história na América Latina

Os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro vai reunir os principais atletas do planeta em busca da sonhada medalha dourada. Este evento super restrito envolve diversos esportes com bicicleta, como mountain bike cross country (XCO); BMX Race; Ciclismo Resistência; Ciclismo Contrarrelógio; e Pista. Confira a agenda completa de competições na página oficial do Rio 2016.

11/10/2015. Mountain Bike. Deodoro. Rio de Janeiro. BRASIL.

Iron Biker Brasil

Data: 16 a 18 de setembro – Mariana (MG)
Descrição: Tradicional Prova de Maratona (XCM) com três etapas consecutivas na região de Mariana (MG).

A história do Iron Biker se confunde com a própria história do Mountain Bike no Brasil. Em 1993, foi criado pelo Mountain Bike Clube de Belo Horizonte (MTBC) o Desafio das Montanhas, que logo seria batizado de IRON BIKER. Uma competição que já nasceu como a maior prova de Mountain Bike do Brasil e uma das primeiras prova no formato maratona do mundo. Ao longo dos 23 anos, a prova só não aconteceu em 2010. Há dois anos foi reestruturada e passou a atrair novamente os melhores atletas do país.

Eventos de ciclismo pelo Brasil em 2016 que voce nao pode perder-2Foto: Fabio Piva

Shimano Fest

Data: Setembro (a definir) – local a definir
Descrição: Evento que celebra todas as disciplinas da bicicleta, o verdadeiro conceito de festival com provas, música e atrações para todos os gostos.

Em 2010 a Shimano Latin America criou um evento ao ar livre que tinha como objetivo levar às pessoas o contato e a experiência com o mundo da bicicleta e da pesca. Nesse ambiente de confraternização que reunia atletas, principais marcas do mercado da bike, profissionais da Shimano e público, nasceu o Shimano Fest.Nestes anos de existência, o evento se consolidou como uma referência em ações de experimentação outdoor envolvendo bicicleta, lazer e esporte. Em 2015 o evento comemorou seu sexto ano no Jockey Clube de São Paulo. O melhor é que o evento é totalmente gratuito!

Eventos de ciclismo pelo Brasil em 2016 que voce nao pode perder shimano fest 2015Foto: Ednei Sulzbach/Bike TV

L’Étape Brasil by Le Tour de France

Data: 18 de setembro – Cunha (SP)
Descrição: Prova destinada aos atleta amador com todo conceito inspirado no Tour de France

O L’Étape du Tour, criado em 1993, oferece a atletas amadores e amantes do ciclismo a oportunidade de participar de um evento com o espírito do Tour de France. Oferecendo sensações muito próximas do que é vivido no ambiente profissional, logo começou a atrair ciclistas do mundo todo que viajavam até a França em busca desta experiência. Hoje em dia, aproximadamente 13 mil ciclistas de mais de 50 países costumam se reunir para oL’Étape du Tour na França. Em 2015, a expansão global do evento trouxe a prova para a cidade de Cunha (SP). Com 112 km de percurso e 2.870 metros de altimetria acumulada, o L’Étape Brasil by Le Tour de France percorreu estradas de pavimento perfeito em meio à paisagem das Serras do Mar, da Bocaina, da Mantiqueira e da Quebra-Cangalha, e pela localização estratégica, próximo à divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O evento foi um sucesso e a próxima edição promete melhorar.

Foto: L’Etape Brasil

Brasil Ride

Data: 15 a 22 de outubro – Local a definir
Descrição: Principal Ultramaratona de Mountain Bike das Américas.

O evento Brasil Ride chega em sua sétima edição em 2016. A novidade é a provável mudança do local da prova, tradicionalmente ocorrendo na Chapada Diamantina, na Bahia. Ainda não está confirmado pela organização, mas tudo indica que a ultramaratona acontecerá na região litorânea de Porto Seguro (BA). Além disso, o calendário da Brasil Ride conta com outros eventos paralelos, como a corrida de 24 horas no dia 5 de março; corrida de montanha “Brasil Ride Trail Run” no dia 6 de março, Maratona XCM “Brasil Ride Warm Up” e uma prova de ciclismo, ambos eventos no dia 26 de maio, todos eles em Botucatu (SP).

Eventos de ciclismo pelo Brasil em 2016 que voce nao pode perder brasil rideFoto: Brasil Ride / Armin Kustembruck

MTB 12 Horas

Data: 26 de novembro – Itupeva/SerraAzul (SP)
Descrição: Mais tradicional prova de endurance de MTB do país.

O MTB 12 Horas é a prova de mountain bike de longa duração em revezamento mais tradicional do Brasil. A prova existe desde 1996, sempre com 12 horas de prova disputadas em um circuito técnico com muitas trilhas e poucos lugares de ultrapassagem. Os atletas compete em duplas e quartetos, assim como os guerreiros da categoria solo. O maior campeão da prova é o norte-americano Tinker Juarez com cinco títulos na carreira.

Eventos de ciclismo pelo Brasil em 2016 que voce nao pode perder

Fonte texto: Redbull.com – Foto capa: © Fabio Piva

COMPARTILHE

Comente