Specialized apresenta equipes para a temporada 2016 – MTB, Ciclismo de estrada e enduro

Specialized apresenta equipes para a temporada 2016 – MTB, Ciclismo de estrada e enduro

Ontem em Jundiaí, interior de SP foi realizado a apresentação do time Specialized 2016, e eu estava lá para ver o que estava por vir.

E então para o ano de 2016 existem 3 equipes, são elas Equipe de alto rendimento de MTB, a Specialized Racing BR foi apresentada oficialmente pela marca norte-americana, liderada pela goiana Raiza Goulão, candidata a uma vaga na Olimpíada Rio 2016. Completam o time o catarinense Erick Bruske (sub-23), o mineiro Lucas Sírio (júnior) e a gaúcha Bruna Elias (juvenil).

A equipe Specialized Hoffmann XCO, com Rubinho Valeriano, Naydson Cortes e Larissa Brasa, e a Specialized Factory Racing Brasil, com Claudio Clarindo, Thiago BoarettoOrlando Alves, André Bretas, Isabella Ribeiro e Bia Neres. O evento de apresentação contou ainda com a presença de embaixadores da marca: o hexacampeão mundial de skate, Sandro Dias, o mountain biker Loris Verona Junior, e a dupla Claudia Franco e Marcelo Ruivo, ambos da Ciclofemini.

O Presidente da Specialized no Brasil, João Firmo também estava presente e destacou a filosofia da empresa. “Para nós é fundamental desenvolvermos uma equipe de atletas Specialized, na qual aprendemos com eles, nos sentimos identificados e os ajudamos a realizar seu sonhos. Porém, mais do que tudo, queremos fazer com que eles sejam referência e ajudem os outros ciclistas a sonhar”.

Sylvia Hartmann, diretora de marketing Specialized, relembra a história da marca no País. “A Specialized está fisicamente no Brasil há cinco anos. No início a empresa teve de concentrar os recursos em infraestrutura e logística, equipe interna e outra série de coisas. Não conseguimos mergulhar no trabalho de marketing esportivo como gostaríamos naquela época. Há dois anos começamos a investir de verdade nessa área, algo fundamental no esporte”.

Specialized Racing BR

Em comum ao quarteto da Specialized Racing BR, equipe patrocinada por Shimano e Honey Stinger, está o fato de suas carreiras serem marcadas por importantes títulos nos últimos anos. Mais experiente do time, Raiza Goulão vem de uma temporada com duas conquistas inéditas de grande destaque: Campeonato Brasileiro de XCO, em Itaipava (RJ), e a principal ultramaratona de MTB das Américas, Brasil Ride, realizada nos municípios de Mucugê (BA) e Rio de Contas (BA), na Chapada Diamantina.

“2016 será a principal temporada da minha carreira. O ano passado foi de muito crescimento e apoio da Specialized, em que atingi meu objetivo de liderar o ranking olímpico em busca da vaga na Olimpíada Rio 2016. Continuar na Specialized me dá confiança, porque sei que tenho o melhor equipamento do mundo, igual aos ciclistas internacionais. Agora, é hora de administrar e saber poupar, porque até maio, quando encerra o ciclo, não pode haver imprevistos. Estou feliz de continuar na Specialized, uma grande família, e poder voltar a Shimano e a Honey Stinger, marcas que estiveram comigo no começo da minha carreira”, Raiza Goulão.

Equipe-2016-Specialized-Racing-BRFoto: Revista Ride Bike

Próximo de fazer sua estreia na categoria sub-23, Erick Bruske chega embalado após conquistar o bicampeonato brasileiro na júnior, em 2014 e 2015. Campeão brasileiro juvenil há dois anos e impossibilitado de disputar a última edição por conta de uma lesão nos treinos em Itaipava, Lucas Sírio encerrou a última temporada com o bicampeonato da Copa Internacional de MTB, principal competição do país no esporte. Nova integrante da Specialized, Bruna Elias completa a equipe com um currículo de respeito. Mesmo com apenas 15 anos, a jovem atleta soma dois títulos brasileiros, um infanto-juvenil e outro juvenil, sua atual categoria.

Specialized Hoffmann XCO

Na equipe sediada em Taubaté (SP), no Vale do Paraíba, a grande novidade está na chegada de um nome de peso do mountain bike nacional. Os jovens Naydson Cortes e Larissa Brasa, ambos sub-23, terão ao seu lado o tricampeão brasileiro e seis vezes vencedor da CIMTB, Rubinho Valeriano. Representante do País nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012, Rubinho busca uma vaga para Rio 2016.

“Fiquei feliz demais por continuar fazendo parte da equipe Specialized. A expectativa está muito legal. Já estou com minhas bikes de 2016 desde a virada do ano, algo diferente. Começar o ano com a bike fazendo os treinos de base é um diferencial, não fica naquela expectativa de só receber o material mais pra frente. Agora depende de mim, fazer o que sei. Confesso que estava com saudade de pedalar todos os dias. Quero treinar bastante e buscar o máximo de pontos para me candidatar a uma segunda vaga para o Brasil na Rio 2016”, contou Rubinho.

Specialized-apresenta-equipe-para-a-temporada-2016_specialized_hoffmann_xcoFoto: Fabio Piva

Specialized Factory Racing Brasil

A equipe que reunirá atletas de diferentes vertentes do esporte terá três nomes conhecidos pelos apaixonados pela marca e outras três novidades. O ultramaratonista Claudio Clarindo, em seu nono ano como patrocinado Specialized, o atleta Thiago Boaretto, de Enduro MTB, e o mountain biker especializado em mountain bike XCM, Orlando Alves, vestem a camisa da marca norte-americana em mais uma temporada.

Mais experiente de todos os atletas Specialized, Claudio Clarindo dá boas vindas aos novatos. “Sou um atleta Specialized desde 2007 e para mim é uma honra estar há tanto tempo figurando na principal equipe do Brasil. Essa Imersão Specialized, durante três dias aqui em Jundiaí (SP), é algo que nunca existiu no País. É muito legal poder passar minha vivência para os mais jovens, e para quem está entrando agora também, de poderem entender o que é essa família”, explicou Clarindo.

Specialized-apresenta-equipe-para-a-temporada-2016-factory_racing_brasilFoto: Fabio Piva

André Bretas e Isabella Ribeiro, ambos do Enduro, e a triatleta Bia Neres, farão suas estreias representando a Specialized. Três atletas acostumados a subirem no pódio. Entre endureiros, Bretas encerrou 2015 com os títulos do Brasil Enduro Series (BES) e do Brasileiro de Enduro, além do vice-campeonato Latino-americano (Latam) de Enduro, e Isabella Ribeiro foi vice-campeã brasileira e terceira colocada no BES e no Latam. Isabella compete ainda o X-Terra e dividirá seus esforços entre Enduro e X-Terra. Já a triatleta Bia Neres, vice-campeã brasileira em 2013 e medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos no Team Relay, no ano seguinte, encerrou 2015 com o título de campeã brasileira de Sprint.

andre-bretas-na-equipe-specialized-2016Foto: Revista Ride Bike

Após voltar com tudo ao esporte em 2015, André Bretas tem grandes planos para a atual temporada, estreando oficialmente como ciclista Specialized. “Ser integrante desta equipe representa para mim um reconhecimento de todo meu esforço e dedicação. É muito gratificante estar em parceria com os melhores profissionais e atletas do marcado, com produtos e bicicletas top de linha”, agradeceu Bretas, que avalia os objetivos do ano. “Vou para os oito etapas do Enduro World Series, uma grande novidade, buscarei defender meus títulos de 2015 e tentar ser o campeão latino-americano do ano”.

COMPARTILHE

Comente