Autobahn para bicicletas na Alemanha é uma ciclovia rápida que terá 100km

Autobahn para bicicletas na Alemanha é uma ciclovia rápida que terá 100km

Sem sinais vermelhos, carros, caminhões e todos os perigos que cercam as estradas, esse é o sonho de todo ciclista. E sonho na Alemanha já existe e se chama Autobahn para bicicletas, inaugurada nesta semana na Alemanha.

A ciclovia, inspirada nas vias super velozes para carros, ganhou os primeiros cinco quilômetros de um projeto de expansão que totalizará 100km de ciclovias “highways”. A meta é conectar 10 cidades no oeste do país, incluindo Duisburg, Bochum e Hamm, além de quatro universidades, percorrendo o mesmo trajeto usado anteriormente pela linha ferroviária da região industrial de Ruhr.

Autobahn para bicicletas na Alemanha tera 100km

Quase 2 milhões de pessoas vivem nessas áreas e a ciclovia visa beneficiar diretamente a mobilidade urbana nesta região. De acordo com um estudo da área, a nova ciclovia poderá retirar 50 mil veículos das ruas por dia.

A diferença das ciclovias estilo “autobahn” é que são mais largas (4 metros) , tem pontos de ultrapassagem e geralmente os cruzamentos são passados por pontes ou túneis. Na neve, as ciclovias “velozes” são limpas da neve.

A ideia de construir ciclovias “rápidas” nasceu na Holanda e Dinamarca. A autobahn das bicicletas permitirá também a circulação das e-bikes (bicicletas elétricas). De acordo com as autoridades locais, o projeto para construção de 100km de ciclovias rápidas tem o custo de 180 milhões de euros (aproximadamente 775 milhões de reais).

Nos anos 60, “a tendência era construir highways para veículos, agora queremos ampliar para bicicletas,” disse Burkhard Stork do Clube Alemão de Bicicleta ADFC. “Ninguém quer mais carros nas cidades”.

Fonte texto: www.redbull.com

COMPARTILHE

Comente