Quanto ganham os atletas da elite do MTB mundial?

Quanto ganham os atletas da elite do MTB mundial?

Se existe um assunto tabu e pouco conhecido no mundo do mountain bike, sem dúvida são os salários dos atletas. Enquanto em outros esportes os números transmitidos pelos atletas de elite são conhecidos ou disponíveis pela mídia, o MTB mantém total sigilo quanto a esse ponto.

A recente notícia da separação de Aaron Gwin com a Specialized, foi ao que parece divergências econômicas, e isso nos leva a pensar “Quanto ganha um dos melhores pilotos de mountain bike da atualidade?”

Aaron Gwin - Quanto ganham os atletas da elite do MTB mundial

Falando de Aaron Gwin, que é um dos mais valorizados mountain bikers do mundo, com resultados espetaculares e alcança sempre o melhor impacto em tudo que faz e tudo que envolve sua imagem.

Se alguns ganham valores de tirar o fôlego, outros precisam lutar para sobreviver do esporte, existe um gap enorme entre um que está no top 10 e outro que esteja no top 25 por exemplo, no caso do Aaron, boatos surgem que sua receita está em torno de 400 mil dólares anuais, ou seja, um dos mais bem pagos do mundo do MTB.

Devemos também pensar que a renda de um atleta profissional no ciclismo não vem somente do seu salário fixo. Muitos têm uma parte significativa dos seus resultados obtidos, ou uso de imagem com patrocinadores. Um exemplo seria a Oakley, que para alguns de seus ciclistas patrocinados oferece incentivos ou bônus com base na sua imagem vinculada a marca, algo que pelo menos há alguns anos atrás era utilizado. Por exemplo, se um atleta patrocinado pela Oakley aparecesse na capa de uma revista ele seria bonificado com um valor, se ele aparecesse em uma matéria ele seria bonificado com outro valor e assim por diante.

E no XCO?

No MTB XCO não é diferente, um bom exemplo é do francês Julien Absalon que ganha aproximadamente 500 mil Euros por ano, ele e uma minoria como Nino Schurter, Jaroslav Kulhavy e outros poucos que são pilotos muito acima da média se comparado ao restante, e são os maiores vencedores das Copas do Mundo por muitos anos e sempre estão nos holofotes.

O MTB assim como qualquer outro esporte valoriza e muito o valor de cada atleta, e seus resultados obtidos ao longo da temporada ou com uma carreira meteórica, por isso a diferença de salários seja grande entre eles.

Fonte: esmtb.com

Veja também:

HÁBITOS QUE CICLISTAS BEM-SUCEDIDOS FAZEM

habitos que ciclistas bem sucessidos fazem

COMPARTILHE

Comente