Tipos e modelos de pedais para MTB

Tipos e modelos de pedais para MTB

Com certeza, os pedais são uma das peças mais importantes entre a bike e o ciclista, essenciais para exercer a força necessária e também para um uso melhor da energia na pedalada, e sem contar que o controle da bike fica muito mais firme com a utilização deles!

No mercado existem vários tipos e marcas que dificultam na hora da escolha, principalmente saber qual pedal vai ser o melhor para você, por isso veja abaixo um pouco dos pedais mais conhecidos do mercado do MTB, e conheça mais na hora de escolher o seu!

SPD

Tipos e modelos de pedais para MTB shimano xtr

O mais conhecido e mais utilizado pelos ciclistas com certeza são os pedais da Shimano, marca japonesa que introduziu no mercado o sistema SPD (Shimano Pedaling Dynamics). São excelentes para quem busca pouca manutenção e longa durabilidade, mas para quem busca um pedal leve, não são os mais recomendados e também pode-se ter problemas na hora de clipar o taco no pedal quando se está com um excesso de barro. Sem contar que a Shimano oferece uma gama de modelos, dos mais em conta (a partir de R$ 170,00) até os mais mais tops, como por exemplo o Shimano XTR (a partir de R$ 700,00)

EGG BEATER

Tipos e modelos de pedais para MTB egg beater 3

Se você busca um pedal que seja leve e tenha um bom encaixe, esses são os pedais da Crankbrothers. Marca dos EUA que possui os modelos Egg Beater, que diferentemente dos pedais da Shimano eles tem uma rotação lateral que pode chegar até 20º, essa rotação significa que o pé fica um “pouco” mais livre. Uma grande desvantagem desses pedais é que a manutenção tanto nos tacos como nos pedais é alta, por isso muita gente não prefira a marca.

ATAC

Tipos e modelos de pedais para MTB ATAC

Atac (Auto Tension Adjustment Concept) da marca francesa Time, desenvolveu esse pedal pensando bastante no pedal sujo, ou seja, aquele pedal que encontramos muito barro. Por isso o pedal tem duas barras no desenho para que o barro e a lama sejam expelidos facilmente. Em alguns pedais da marca é possível ajustar separadamente a tensão da mola e o ângulo de liberação (desclipagem). A durabilidade desse modelo fica entre os SPD da Shimano e o Egg Beater.

S-TRACK

Tipos e modelos de pedais para MTB S-TRACK

Modelo de pedal da também marca francesa Look que tem como conceito anti barro, ou seja, funciona muito bem com muito barro! Com um mecanismo de encaixe bem protegido fica difícil a entrada de sujeira e danos devidos a possíveis batidas, e também os tacos de encaixe são desenhados e perfurados para que a sujeira não “grude” e seja difícil na hora da clipagem. A durabilidade dele é um pouco menos que os do sistema SPD.

Fonte: prologo.ativo.com

COMPARTILHE

Comente