Prós e contras em usar pedivela com uma coroa na MTB

Prós e contras em usar pedivela com uma coroa na MTB

Se você está pensando em mudar para uma relação com uma coroa na frente, essa é uma importante decisão, por isso é sempre bom ver opiniões sobre o assunto e saber se isso irá ser suficiente para suas necessidades na hora do pedal.

Por isso separei alguns prós e contras sobre isso.

Prós:

Simplicidade e minimalismo na bike

Sem dúvida o trabalho é menos quando se tem somente uma coroa na frente e não precisa fazer o jogo de marchas, e nem precisar mudar a marcha da dianteira, sem contar que o visual da bike fica bem “limpo” ou “clean”.

Pros-e-contras-de-um-pedivela-com-uma-coroa2

Redução de peso

Com certeza para os que buscam redução de peso, isso é a solução pois eliminamos coroas, câmbio, cabos, conduítes e mudadores.

Não há relações redundantes

Nos sistemas com dupla ou tripla coroa, o desenvolvimento e troca das marchas podem ficar muito perto uma da outra, diminuindo o gap entre as marchas, porém isso aumenta muito a troca até achar uma marcha ideial. Com uma coroa isso não existe, pois os gaps existentes são um pouco mais distantes um do outro, ou seja, menos troca de marcha.

Caídas de corrente

Graças à tecnologia de dentes X-Sync ou Narrow wide, os dentes são muito mais elevados e não têm sulcos laterais (já que não há necessidade de mudar a marcha). Sem isso precisaria de um guia de corrente.

Menos controles no guidão

Muito ligado ao primeiro ponto, quando possui somente uma coroa, não há necessidade de ter um trocador, e assim pode-se usar o espaço para instalar um controlador de trava de suspensão por exemplo.

MTB-Exceed-da-Canyon-com-7.88-Kg-XX1-e-freio-avid-xx1

CONTRA:

Mais opções de marcha para uma subida dura

Obviamente, uma coroa não tem a vasta gama de possibilidades para o desenvolvimento das marchas como uma relação com duas ou três coroas, pois em uma subida dura e longa ou em um plano onde se pode acelerar mais, o número de opções de marchas disponíveis é essencial para manter uma constante cadência.

Mais força

Dependendo do tamanho da coroa usada na frente, com mais ou menos dentes, você vai precisar fazer mais força e vai ter um pedal mais preso se tiver uma coroa grande, e não ter a cadência que gostaria. E com uma coroa muito pequena, quando precisar acelerar o giro vai ser muito maior e a cadência também não vai ser confortável.

A dica que eu dou é usar e testar e ver se a adaptação vai ser como esperava!

 

Você pode gostar também:

TIPOS E MODELOS DE PEDAIS PARA MTB

TIPOS E MODELOS DE PEDAIS PARA MTB

 

COMPARTILHE

Comente