Quatro motivos que detonam a corrente da bike

Quatro motivos que detonam a corrente da bike

A corrente da bike pode ser uma das partes menos chamativas da sua magrela, mas sem ela já era! Sua bike não funciona legal, até porque vários componentes dependem dela para funcionar perfeitamente. Por isso se você anda fazendo essas quatro atrocidades com sua corrente, pare já… e economize dinheiro com manutenção e troca de corrente e componentes precocemente!

Não limpá-la
Uma corrente limpa não só mudará melhor as marchas mas também vai durar mais, ou seja, a vida útil dela aumenta significativamente. Hoje em dia existem muitos tipos de produtos para limpeza de corrente principalmente, os famosos desengraxantes e desengordurantes. O produto Algoo PowerSports é um bom exemplo de um excelente limpador, é só aplicar, esperar alguns segundos, passar uma escovinha e enxaguar.

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Esperar muito tempo para substituí-la

Quando sua corrente já passou da hora, ou seja, dos tantos mil quilômetros rodados recomendados pelo fabricante, e após a medição dos espaçamentos dos elos, percebeu que a corrente já era… Troque o mais rápido que puder! Pois uma corrente que já passou da vida útil vai detonar o restante dos componentes que ela tem contato, como por exemplo, roldanas do câmbio, coroas e cassete. Aí vai ficar muito mais caro trocar tudo do que somente a corrente.

Não lubrificando

Depois que a corrente estiver devidamente limpa, a lubrificação é extremamente importante para que os elos da corrente movam-se suavemente, sobre as roldanas, cassete e coroas. A lubrificação ajuda a diminuir o atrito do metal e consequentemente o desgaste!

Escolher o lubrificante correto também é importante,  como por exemplo: o uso dos lubrificantes a base de cera, são recomendados para um clima e ambiente extremamente seco. já um lubrificante sintético é recomendado para pedaladas longas ou de climas úmidos, e por aí vai… Hoje no mercado podemos encontrar uma infinidade de opções.

Quatro-motivos-que-detonam-a-corrente-da-bike_Foto: Divulgação

 
Não substituindo o cassete, coroas ou roldanas quando necessário!

Não basta trocar somente a corrente e deixar os outros componentes de lado, como as roldanas do câmbio, cassete e coroas. Todo o conjunto deve estar em perfeita ordem para que o funcionamento e a passagem das marchas fluam como devem.

Por exemplo, se você colocar uma corrente nova, e o cassete ou as coroas estiverem com os dentes bem desgastados, a corrente vai ficar pulando e a troca de marchas não vai casear, ou seja, vai pular também. Além de ser horrível na hora de pedalar, pode danificar o câmbio traseiro e as roldanas, e sem contar que a corrente nova vai pro espaço!

Ter noções básicas do funcionamento dos componentes é importante pra saber até quando seus componentes são úteis, e também ter um mecânico de sua confiança para levar sua bike para realizar a manutenção.

 

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