Como Minimizar dores musculares no ciclismo

Veja como minimizar dores musculares no tempo de inatividade com algumas táticas de recuperação, lembrando que cada pessoa tem um estilo e um tempo de recuperação diferente.
Quando fazemos muita força durante dois ou três dias seguidos de pedal, e mesmo depois de dar uma descansada ou tirada de pé dos treinos, sentimos que os músculos ainda estão danificados e tensos, isso pode ser chamado de dor muscular tardia. E para evitar isso, temos várias formas como por exemplo, o fortalecimento com exercícios diferenciados de força e corridas, mas mesmo assim tem vezes que é demais e precisamos de outras alternativas!
Veja a lista abaixo:
1 . Massagem
Massagear a região dolorida com algum tipo de pomada para dor muscular é uma boa opção, a massagem pode ajudar a eliminar as toxinas para fora do tecido, levando oxigênio fresco e sangue rico em nutrientes para acelerar a recuperação, e se tiver a oportunidade de ir a um massagista profissional melhor ainda, afinal ele vai aplicar as técnicas corretas.
Estudos dizem que quanto antes a massagem for feita após um treino ou uma competição difícil, mais rápido será a recuperação e também pode previnir as dores.
2 . Aquecer
Você pode achar que colocar gelo seja uma boa coisa em certos momentos, mas o gelo é útil em lesões mais graves. Para dor muscular em geral, almofadas de aquecimento ou um bom banho morno vai ajudar a se sentir melhor. A explicação para isso é que quando a temperatura muscular é aumentada, o fluxo de sangue aumenta diretamente, fazendo com que tenha mais circulação dentro e fora da área que está machucada. O calor também relaxa os músculos e torna muito mais fácil voltar a atividade novamente.
3 . Recuperação ativa
O sofá nessas horas é tentador, mas ficar em repouso total não é muito aconselhável. Estudos revelam que os músculos quando estão em movimento tem uma boa recuperação, sendo correto aquecer lentamente para não exigir tanta força, e machucar o tecido muscular novamente durante a atividade. Recuperação ativa não quer dizer que deve pegar a bike e sair pedalando que nem um doido, mas sim um passeio sem compromisso, corrida leve ou caminhada também ajudam!
4 . Analgésico não é uma boa escolha
Eles vão te ajudar a se sentir melhor em um curto prazo, mas não vão acelerar o processo de cicatrização do tecido muscular. Na verdade, algumas pesquisas recentes mostram que o uso desse tipo de medicamento, pode até diminuir o processo de recuperação. E sempre consulte um médico antes de tomar qualquer tipo de remédio!
Lembre-se: Mesmo se estas técnicas te ajudem a se sentir melhor, você ainda vai precisar dar um tempo para seus músculos se recuperarem totalmente, para voltar mais forte, e ser menos propensos a ficar doloridos quando você fizer força novamente!
Dormir bem também faz parte de uma boa recuperação, afinal nosso corpo trabalha um bom tempo enquanto estamos em dormindo.
Comente