UCI pensa eliminar peso mínimo de 6,8kg no ciclismo de estrada

UCI pensa eliminar peso mínimo de 6,8kg no ciclismo de estrada

A UCI em 2000 impôs um limite de peso para as bikes de ciclismo de estrada para 6,8kg, com a preocupação de que a velocidade que as bicicletas e componentes ficavam cada vez mais leves, ainda mais com uso do carbono. Agora, mais de 15 anos depois com uma tecnologia que não tem mais controle, essa restrição fica sem sentido.

Hoje, as equipes precisam adicionar peso deliberadamente em suas bikes para que elas atinjam o peso mínimo, e que ciclistas amadores podem ter uma bike mais leve do que a do campeão do Tour de France por exemplo.

A UCI pensa em realmente atualizar essa regra. “O limite de peso está em nossa mira”, diz Mark Barfield, gerente técnico da UCI.

UCI pensa eliminar peso minimo de 7kg nociclismo de estrada cannondale

“Nós sabemos que ela representa o passado e é nosso desejo muda-la, primeiro por ser uma relíquia do antiga e segundo que ela não faz nenhum sentido perante seu objetivo inicial. Hoje em dia, 6.8kg não fazem uma bicicleta segura, 10kg não faz uma bike segura e nem 5kg fazem uma insegura” continuou Barfield.

Em conjunto com a indústria e engenheiros

Barfield afirma que foi assim com o caso dos freios a disco, que estão trabalhando ao lado da indústria do ciclismo. Segundo ele, não só os fabricantes estão interessados na mudança, mas também as equipes e os próprios atletas e organizadores.

“Para alguns fabricantes é positivo. Eles acreditam que podem construir bikes aero, com grupos eletrônicos ou seja lá o que for e ainda assim manter abaixo de 6.8kg. A mudança vai acontecer, mas não da noite para o dia e não sem levar a indústria junto”.

Mark Barfield tem como prioridade a segurança do ciclista. E ele disse que qualquer acidente causado por um quadro ou componente que apresentou defeito devido a redução exagerada de peso será um grande tiro no pé de qualquer fabricante.

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