11 motivos para usar a bike

11 motivos para usar a bike

Se você já vem pensando a algum tempo em usar a bike como meio de transporte, mas ainda não encontrou bons motivos para isso?

Separei 11 motivos para usar a bike durante a semana!

1. Economia de tempo

O uso da bike como meio de transporte pode ser muitas vezes mais rápido.

Os Desafios Intermodais realizados em várias cidades do país comprovam que a bicicleta é bem mais rápida que o carro nas grandes cidades nos horários de pico.

2. Economia de dinheiro

Combustível, estacionamento, seguro, IPVA, troca de óleo, balanceamento, mecânico, funilaria, pneus. Tudo isso fica para trás e as peças e eventuais reparos de uma bicicleta têm custo muito baixo, principalmente se comparados com os de um automóvel, sem falar no no investimento para adquirir um veículo também é bem maior menor.

3. Menos stress no trajeto

Com vento na cara, possibilidade de escolher o trajeto que bem entender, não precisar ficar mais que 10minutos para esperar o sinal abrir e fechar umas 4 vezes para poder passar…

4. Mudança no humor

Além da diminuição do stress relacionado ao trânsito, as endorfinas liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes de atividade física regular verem a vida com outros olhos.

5. Produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho aumenta, em decorrência do melhor humor e da diminuição do stress. A cabeça tranquila permite um melhor julgamento em situações críticas.

6. Menor preocupação com assaltos

Por incrível que possa parecer, ficamos muito mais tranquilos na bicicleta do que dentro de um carro em relação a assaltos. Se você vir uma pessoa com atitude suspeita perto de onde parou para esperar o sinal abrir, estando de carro só é possível rezar; na bicicleta, há uma visão muito abrangente do que está em volta, o que permite identificar rapidamente alguém com atitude suspeita, evitando o confronto. Além do mais, não dá para fazer sequestro-relâmpago com ciclista.

7. Não coloca vidas em risco

Uma pessoa tem que ser muito criativa para conseguir matar outra com uma bicicleta. Já com os carros, basta tentar acender um cigarro, atender o celular, mudar a estação do rádio, pegar um batom no porta-luvas ou mesmo olhar para o lado errado na hora errada e pronto, já existe a chance de ceifar a vida de alguém que está na calçada esperando um ônibus.

8. Não polui o ar

Em São Paulo, a poluição mata indiretamente vinte pessoas por dia, agravando e acelerando problemas como infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão.

9. Respira-se um ar menos poluído

E não é só por não gerar poluição! Ao contrário do que se pensa, o ar dentro dos veículos é mais poluído do que o ar do lado de fora. O Instituto do Coração comprovou e a “Associação da Qualidade do Ar em Interiores dos Estados Unidos” também afirma isso.

10. Saúde e vida mais longa

A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCs, hipertensão, ajuda a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida. Adotar a bicicleta em seus deslocamentos é uma maneira simples (e barata) de encaixar essa atividade física no seu dia a dia.

Robert Marchand: Aos 90 anos, completou os 600 km da Bordeaux-Paris, em 36h. Ao fazer 100 anos, bateu um recorde para sua idade, pedalando por uma hora em um velódromo, com uma bicicleta fixa. “Agora estou reduzindo o ritmo”.

11. Os resultados físicos são visíveis

Há aumento de massa muscular, queima de calorias e melhoria da capacidade respiratória. É uma academia ao ar livre, mais prazerosa e sem a sensação que muitas pessoas têm em relação a atividades físicas, quando elas são realizadas apenas com o objetivo de perder peso ou melhorar a aparência. Nesses casos, o exercício passa a ser encarado como uma obrigação e não um prazer, o que causa uma taxa de desistência muito grande.

 

COMPARTILHE

Comente