Dormência e formigamento na hora de pedalar

Dormência e formigamento na hora de pedalar

As lesões no ciclismo são frequentes e umas das que mais ocorre é que afetam os nervos (uma estrutura de forma semelhante a um cabo que transmite as informações de dor, temperatura, posição corporal, contração do músculo, tato).

focus-bikes-onde-comprar-mtb-full

A compressão nervosa pode ocorrer desde a sua origem, durante o trajeto até a região que inerva. Quando ocorre a compressão leva a alguns sintomas, como: dor, queimação, formigamento, dormência e diminuição da força.

Um dos nervos que mais é afetado no MTB é o nervo mediano, ele faz a inervação sensitiva da mão e da musculatura do antebraço, pode ter uma compressão desde sua origem como uma hérnia cervical ou no seu trajeto uma tensão muscular na cervical (como o músculo escaleno) ou no ombro através do músculo peitoral menor e no término (mãos e dedos), devido um excesso de peso nas mãos do ciclista onde um ajuste errado de selim, guidão, formato da manopla, vão gerar os sintomas dessa compressão.

Portanto, sempre é realizada a avaliação para identificar a origem dos sintomas, dessa forma realizar as modificações necessárias tanto de postura como de componentes da bike.
dormencia-e-formigamento-no-ciclismo-motivo
A dormência ou formigamento na hora de pedalar pode ocorrer em qualquer um dos três pontos de apoio (guidão, selim e pedal).

Caso esteja sentindo algum sintoma durante a pedalada é recomendado que entre em contato com um profissional de Bike Fit da área da saúde, para avaliar e realizar as correções corretamente.

Referência:
RIBEIRO, G. G. Dormência nas mãos. http://www.clinicafisiofit.com.br/#!Dormncia-nas-mos/cjrp/F2648FA4-C32E-4D8A-B9F6-7FB12D566CF1 

RIBEIRO, G. G. A origem dos pedais de clip e sua interface com o ciclista. http://www.clinicafisiofit.com.br/#!A-origem-dos-pedais-de-clip-e-sua-interface-com-o-ciclista/cjrp/BA0C960A-66B1-4703-A9CB-216DF63B255E 

COMPARTILHE

Comente