Ciclovia Radbahn em Berlim – Projeto para 2016

Ciclovia Radbahn em Berlim – Projeto para 2016

Com o nome de “Radbahn”, a rota de 9 quilômetros faz a conexão entre bairros do centro da cidade e foi desenhada aproveitando o caminho sob a conhecida linha férrea U1, que tem mais de 120 anos de existência. Apesar de aproveitar essa antiga estrutura, o projeto utiliza tecnologias modernas e ideias inovadoras em favor da mobilidade sobre duas rodas, além de proteger os ciclistas do sol, da chuva e da neve.

Veja vídeo do antes e depois:

A ideia é que durante todo o trajeto os usuários tenham acesso a estações gratuitas de serviço, nas quais podem fazer ajustes mecânicos básicos, encher pneus, trocar câmeras, ou mesmo descansar ciclovia Radbahn em Berlim. O projeto também prevê a criação e manutenção de hortas e o cultivo de diversas plantas ao redor da via, funcionando assim como uma cortina de vegetação para filtar a poluição do ar e diminuir a poluição sonora.

A superfície da pista tem a capacidade de transformar o atrito com os pneus em energia elétrica. A iluminação da ciclovia e outras instalações que necessitam de eletricidade podem ser abastecidas com este recurso. Os ciclistas terão prioridade ao longo de todo o “Radbahn”, não sabemos ainda como funciona exatamente o sistema, mas segundo seus criadores, o ritmo do ciclista determina o funcionamento do semáforo no cruzamento seguinte, favorecendo a mobilidade humana em relação ao veículo automotor.

A intermodalidade não poderia ficar de fora deste projeto, o trajeto permite fácil acesso aos modais de transporte público, assim como conexões com estações de compartilhamento de bikes e aluguel de carros. Espaços como um deck para relaxar à beira do canal, lugares para café e happy-hour ou ainda outros serviços de empreendedores locais e iniciativas sustentáveis também foram contempladas no projeto.

Ciclovia Radbahn em Berlim

Tudo isso é uma iniciativa de 8 pessoas de 5 países diferentes: são arquitetos, urbanistas, empresários, desenvolvedores de projetos, gestores culturais, etc., que buscam ampliar o debate sobre a mobilidade de bicicletas em Berlim. Eles consideram seu projeto experimental, mas totalmente viável de ser realizado. Para isso publicaram um site apresentando a ideia e principalmente solicitando o apoio dos cidadãos na divulgação e pressão ao poder público. Segundo os autores, a estrutura cicloviária tem que ser um assunto chave nas eleições de 2016.

Fonte Texto: bikeelegal.com

COMPARTILHE

Comente