Postura e sua influência no ciclismo

Postura e sua influência no ciclismo

Postura e sua influência no ciclismo, e como ter uma postura correta na hora da pedalada é consequência da união de todos os sistemas do corpo humano, sendo eles o nervoso, muscular, ósseo, emocional e digestivo, qualquer alteração em um desses sistemas leva alterações na postura, e consequentemente lesões.

As alterações posturais são maximizadas no ciclismo devido ao posicionamento do esporte, por exemplo, a postura do ciclista ao segurar no guidão pode levar a uma retificação da lombar, provocando dores no quadril, joelhos e outras regiões.

Postura e sua influência no ciclismo

Para evitar estes e outros problemas de saúde algumas medidas podem ser tomadas. Uma dica é a pratica de BIKE FIT, procedimento individualizado com o objetivo de ajustar a bicicleta com as alterações posturais do ciclista, ajustando os tacos da sapatilha, altura e angulação do selim, comprimento da mesa, entre outros componentes. Associado ao BIKE FIT, é recomendado realizar trabalhos fora da bicicleta, como reeducação postural, tratamento em osteopatia, pilates, fisioterapia, treinamento funcional, academia, entre outras atividades, maximizando o trabalho de prevenção de lesão e o aumento na longevidade do atleta no esporte.

Vale ressaltar a importância de realizar estas atividades com profissionais qualificados afim de obter as informações e orientações corretas.

Texto por: Gabriel Gaspar Ribeiro – Crefito 3/17695-F

Para mais informações acesse o site: www.clinicafisiofit.com.br

COMPARTILHE

Comente