Pista de bmx em Londrina de alto rendimento

Pista de bmx em Londrina de alto rendimento

Pista de bmx em Londrina de alto rendimento

Os Jogos Olímpicos de 2016 são o principal objetivo da Seleção Brasileira de BMX e para se preparar adequadamente para esse grande compromisso, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), junto com a prefeitura de Londrina (PR) e o Ministério do Esporte, deram início recentemente à construção de uma nova pista de BMX, dentro do complexo esportivo do autódromo Ayrton Senna, na cidade paranaense. A pista de BMX Supercross estará dentro dos padrões exigidos pela União Ciclística Internacional (UCI) nos principais eventos mundiais, o que possibilitará não apenas treinamento de alto nível para a equipe brasileira, mas também a realização de eventos de grande porte, contando com competições estaduais, nacionais e internacionais.

“A Pista de BMX em Londrina é indispensável na preparação de alto nível, contando com todas as principais características que encontramos nos principais eventos do calendário mundial. Ter um local adequado para preparação é fundamental para garantir um bom desempenho e desenvolvimento da equipe. Além disso, será um ótimo legado para os atletas brasileiros que poderão competir em uma pista de alto padrão similar ao que temos nos principais centros internacionais da modalidade”, ressalta Guilherme Pussieldi, técnico da seleção brasileira de BMX.

A nova pista também chega como um complemento ao Parque Radical do Complexo de Deodoro, no Rio de Janeiro. As principais vantagens do novo projeto é a logística. Londrina é a segunda maior cidade do Paraná e seu aeroporto conta com conexões diárias dos principais aeroportos do país, como Guarulhos, Congonhas, Campinas e Curitiba. As distâncias entre aeroportos, sede da CBC, Centro Nacional de Treinamento e Casa dos Atletas (alojamento da seleção) ficam em raio inferior de 5 quilômetros, com um tempo de deslocamento entre 5 à 10 minutos. “Pensamos em todos os detalhes para facilitar e motivar os pilotos na utilização de mais essa importante ferramenta para o desenvolvimento do BMX brasileiro. Estamos contando os dias para poder estar com o projeto consolidado”, declarou Francisco Florencio, diretor de Alto Rendimento da CBC.

pista de bmx em londrina para treino da seleção brasilera

“Certamente isso será muito bom para nós atletas. Com uma boa estrutura, dentro e fora das pistas, a rotina se torna mais fácil e com isso podemos nos concentrar melhor nos treinos. Consequentemente nosso rendimento aumenta e ficamos mais competitivos. A confederação está de parabéns pelo empenho para a realização deste projeto”, avalia Renato Rezende, piloto da seleção brasileira e melhor brasileiro no ranking mundial (13º colocado).

A entrega da Pista de bmx em Londrina está prevista para o fim de dezembro de 2015 e também faz parte do planejamento, que o local sirva para aclimatação de atletas estrangeiros que participarão da Rio/2016. Ao lado da pista também está sendo construido um Centro de Treinamento com toda infraestrutura necessária para auxiliar na preparação dos pilotos. “Vamos oferecer um espaço de alto nível, nos mesmos moldes das melhores pistas encontradas no exterior. Além disso, após os Jogos Olímpicos, também vamos trabalhar a formação de atletas por meio de projetos sociais, como instalação de escolinha de BMX para crianças carentes, entre outros. Atender e desenvolver da base ao alto rendimento é o principal legado que podemos deixar para os ciclistas”, conclui José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO

COMPARTILHE

Comente