Brasil Ride 2015 e o desafiador Vietnã

Brasil Ride 2015 e o desafiador Vietnã

Foto Reprodução YouTube

A Brasil Ride tem seu famoso Vietnã que para muitos atletas é o pedaço da prova mais difícil e mais sofrido pelas adversidades. A segunda etapa acontecerá nessa segunda-feira dia 18, e serão 147km de Mucugê até a cidade de Rio de Contas, onde após 65km de MTB os atletas passarão pelo duro trecho do Vietnã baiano, local apelidado em função dos trechos onde há muita lama preta e os atletas chegam a carregar a bike, e até mesmo afundar até os joelhos. O trecho tem cerca de 14km muito técnico, com singles track e muitas subidas com pedras onde é quase impossível pedalar, e o empurra empurra da bike acontece inúmeras vezes, sem contar que o calor abafado da floresta chega na casa dos 50 graus.

A segunda etapa é considerada a mais difícil e também a mais longa da ultramaratona, com seus 3.355m acumulados de ascensão e pela dureza do terreno em todo o trajeto. A largada acontece as 6h com os primeiros atletas mais bem classificados do prólogo, começando com 15km de asfalto em um grande planalto e logo chegando uma descida de serra, um trecho sem muita dificuldade mas toda atenção é pouco, afinal os atletas estão muito juntos e o risco de acidente pode acontecer.

“Para os ciclistas de elite, é após o Vietnã que acaba acontecendo a grande disputa. A estratégia traçada por eles, temos percebido, é que tentam se manter juntos até o Vietnã, para não deixar o outro desgarrar. Depois de cerca de duas horas pedalando e empurrando a bike nesse trecho tão difícil, há o setor final, de cerca de 17km, onde acontecem as grandes arrancadas rumo a linha de chegada e costumam ocorrer grandes pegas”, explica Rafael Campos, diretor técnico da Brasil Ride desde a primeira edição.

Os primeiros atletas a finalizar a etapa chegam por volta do meio dia, e além de toda essa dificuldade outro grande inimigo nessa batalha é o tempo, afinal os cortes intermediários na segunda etapa acontecem nos postos de hidratação. Todos os competidores tem até as 17h30 para completar os 147km.

 

.

COMPARTILHE

Comente