Renato Rezende incentiva o esporte entre as crianças

Renato Rezende incentiva o esporte entre as crianças

Foto: Bike na Mídia

 

Renato Rezende, da equipe GT Bicycles, atualmente entre os top 15 melhores atletas do BMX mundial participou nesta quarta-feira, 30 de setembro, de uma ação com crianças cariocas na região de Maricá, no Rio de Janeiro, que representa o verdadeiro legado e espírito olímpico.

Renato Rezende falou sobre sua carreira esportiva e estilo de vida dedicado ao uso da bicicleta, além de mostrar na prática o porquê é um dos melhores pilotos do mundo na modalidade. Sempre com muito carisma a atenção, Renato atendeu a todos, distribuiu autógrafos e comentou sobre a experiência:

“É muito motivante ter a oportunidade de compartilhar essa alegria com as crianças. Como não tenho participado de muitas corridas no Brasil, ultimamente, e o BMX não é um esporte tão famoso assim para me pararem na rua, quando estou aqui e vou para as corridas é muito gratificante receber o carinho das pessoas. Servir de exemplo para as crianças é muito legal. Por exemplo, tem um menino que o pai comentou que ele parou de tomar refrigerante, pois soube que eu não tomava como parte da minha dieta da alimentação. São coisas que valem muito mais do que resultados e qualquer medalha, fazer parte da vida deles e influenciar positivamente é muito gratificante. O esporte ajuda na formação, na conduta e na disciplina das pessoas,” disse o campeão Pan-americano de BMX 2015.

 

Foto: Bike na Mídia

O atleta, que utiliza uma bicicleta tipo BMX, modelo GT Carbon Speed Series, sabe que a motivação é alto essencial para diferenciar-se neste nível esportivo.

“Motivação muda tudo. A força de um atleta motivado é muito especial. Sou carioca, sinto que aqui no Rio fico até mais forte, se isso é verdade ou não na parte física eu não sei, mas que sinto eu sinto, é algo diferente aqui e vou usar todo apoio da torcida ao meu favor,” comentou Rezende de 24 anos, ressaltando sobre a importância de correr em casa.

O BMX depende de uma pista apropriada para prática do esporte: “O pump, como o próprio nome já diz, usa o movimento do corpo do piloto em cima da bicicleta para acompanhar os obstáculos e desenvolver velocidade. Uma pista de pumptrack oferece toda a base do esporte para qualquer criança, aqueles que tem a oportunidade de aprender a pedalar num pumptrack, depois fica muito mais fácil ao passar para uma pista maior,” falou o campeão., destacando o tipo de circuito curto e ideal para o estimular o surgimento de novos talentos e porta de entrada da modalidade “bicicross”, já que ajuda a desenvolver a parte técnica dos pilotos.

Para promover o encontro das crianças da Escola Municipal Jacinto José Caetano com o ídolo do esporte Renato Rezende foi montada uma super operação e logística, envolvendo o time da GT Bicycles no Brasil, toda equipe da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, além de mobilizar o pessoal da Nissan e Shimano Latin America.

“Abraçamos a oportunidade de ter a presença do atleta Renato Rezende na nossa pista na Fazenda Itaocaia, em Maricá (RJ), um evento realizado em apenas seis dias. Foi um grande desafio a construção da pista, mas foi muito gratificante. Primeiro que realizamos um sonho de ter uma pista de pumptrack para o desenvolvimento das atividades da escola de mountain bike. E principalmente, receber o Renato, esse contato e aprendizado ajuda essas crianças a perceberem que eles podem chegar aonde o Renato chegou,, de ser um atleta olímpico e representar o Brasil através do BMX que é um esporte sensacional. Só tenho a agradecer a toda equipe da GT e ao Renato Rezende por todo carinho conosco,” comenta Claudio Santos, presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, que coordena 11 núcleos de escolinhas de ciclismo para crianças no estado.

 

Foto: Bike na Mídia

“Primeiro é preciso sonhar, mas quando sonhamos juntos, damos início à realidade…Nossas escolinhas funcionam no regime de parceria total, compartilhamos nosso conhecimento, e formamos uma cadeia com os demais parceiros existentes. Hoje possuímos 11 núcleos com base crianças assistidas no estado. Os municípios/locais contemplados são: Maricá; Barra da Tijuca; Acari; Três Rios; Teresópolis; Valença; Rio das Flores; Campos dos Goytacazes; São Fidélis; Macaé; e Cabo Frio. Em breve estaremos criando mais dois núcleos, Niterói e Rio das Ostras,” completou Claudio.

Depois do encontro revigorante, Renato Rezende encara o evento teste de BMX – Aquece Rio – nos dias 3 e 4 de outubro para os Jogos Olímpicos Rio 2016. “Adoro crianças. Sempre existe uma troca de experiências muito boa. Saio daqui renovado e mais motivado do que nunca para representar meu pais,” comentou Renato Rezende, membro da equipe global da GT Bicycles, que atualmente vive na Califórnia (EUA) e ocupa a 13ª colocação no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional).

 

 

 

 

.

COMPARTILHE

Comente