Raiza é a líder no ranking nacional de MTB

Raiza é a líder no ranking nacional de MTB

Atleta goiana é a ciclista nacional de MTB XCO mais bem classificada no ranking mundial há 18 meses. Ciclista está no Canadá para etapa Copa do Mundo no próximo fim de semana.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão mais próximos e os ciclistas brasileiros de mountain bike intensificam a campanha para somar o maior número de pontos e se credenciar para representar o Brasil na modalidade cross country (XCO).

Raiza Goulão, integrante da equipe AOO Specialized e da seleção brasileira, iniciou sua carreira em 2010, aos 19 anos, e encerrou aquela temporada na 242ª colocação do ranking mundial com 83 pontos conquistados. A jovem ciclista goiana de Pirenópolis ainda não sonhava disputar a maior competição esportiva do planeta. “É incrível pensar como o mundo dá voltas. De uma adolescente que queria ser jogadora de basquete e depois seguir carreira de administradora, e agora ser uma atleta da seleção Brasileira de MTB. Às vezes fico imaginando como tudo isso foi acontecer comigo”, relembra Raiza.

Foto: Thiago Lemos

Alguns anos se passaram e Raiza, agora com 24 anos, aparece como principal candidata à vaga garantida ao país-sede na Rio 2016. Ela ocupa a liderança entre as brasileiras no ranking da UCI (União Ciclística Internacional) há quase 18 meses. Na lista atualizada nesta terça-feira (28), ela subiu para a 24ª colocação, com 907 pontos, seu melhor ranking na carreira, após o título inédito no Campeonato Brasileiro há 10 dias.

“Estava muito focada na conquista do título brasileiro. As minhas participações em competições internacionais no último semestre fizeram muita diferença para conseguir a vitória. A minha cabeça não para de pensar na Olimpíada de 2016. Então estou me esforçando ao máximo para poder conquistar pontos no ranking para ajudar o Brasil e depois conseguir a tão sonhada convocação”, afirmou Raiza, logo após o título nacional, em Petrópolis (RJ).

Foto: Thiago Lemos

Próximo objetivo, duas etapas da Copa do Mundo – Engana-se quem pensa que após tornar-se campeã brasileira ao final de uma maratona de provas na Europa, Raiza teria tempo para descansar e comemorar. Um dia após o título no Rio de Janeiro, ela já embarcou para o Canadá, onde ficará hospedada por cerca de dez dias na casa da atleta olímpica Jaqueline Mourão, para os dois próximos compromissos: as etapas da Copa do Mundo de MTB em Mont-Sainte-Anne (CAN), 1 e 2 de agosto, e Windham (EUA), 8 e 9 de agosto. O convívio com Mourão, principal nome feminino na história do esporte e representante do Brasil em duas Olimpíadas (Atenas 2004 e Pequim 2008) é uma inspiração a mais para Raiza. “Desde que conheci a Jaque senti uma afinidade tão grande que passei a tê-la como espelho”, conta Raiza.

Texto por ZDL Comunicação  –  www.zdl.com.br

 

COMPARTILHE

Comente