Polimento no ciclismo

Polimento no ciclismo

 

O que é?

O polimento é um bloco do treinamento, geralmente antes de uma competição principal, no qual a carga de treinamento é reduzida de maneira a diminuir os efeitos negativos do treinamento intenso. 

 

Para quê?

A carga de treinos elevada e bem controlada é responsável por aumentar o desempenho do atleta durante a fase de desenvolvimento, porém essa fase de desenvolvimento, paradoxalmente, também gera acúmulo de alguns efeitos negativos, como:

– fadiga (fisiológica e psicológica),

– redução de hematócritos,

– redução do potencial de força,

– desequilíbrios hormonais, entre outros.

O polimento é utilizado para reduzir esses efeitos negativos, e assim elevar o desempenho, permitindo ao atleta de explorar completamente todo o potencial desenvolvido durante os difíceis meses de treinamento precedentes.

 

Para quem?

O polimento geralmente se inicia de 14 a 10 dias antes da competição. Porém, diversos fatores como: treinamento anterior, objetivo, idade, experiência, entre outros, podem justificar uma duração de polimento diferente para cada um.

Com essa variedade de durações, o polimento deve ser utilizado com prudência, pois alguns atletas erroneamente acreditam que é possível estar otimamente preparado o ano inteiro. Sendo assim, se ele fizer polimento para todas as competições que participa, ele vai parar de se desenvolver e o desempenho vai inevitavelmente cair. Por outro lado, se o atleta nunca fizer polimento, ele vai entrar inevitavelmente em “overtraining”.

Esse equilíbrio entre sub-treinado e sobre-treinado, é um dos principais motivos pelos quais você investe em um treinador, pois ele vai analisar e controlar seus treinos em função da:

– idade: por exemplo, jovens tem maior capacidade de recuperação e absorção dos treinos.

– experiência: o atleta mais experiente tem a vantagem de poder trabalhar com uma dinâmica diferente de treinamento.

– objetivos: existem objetivos preparatórios (competições secundárias) e principais, logicamente abordados de maneira diferente,

– treinamento anterior: se os blocos de desenvolvimento se estendem durante 6 meses, o período de polimento deve ser maior, comparado com um atleta que teve somente 3 semanas para trabalhar especificamente para um competição. 

 

    A polida é o ápice do treinamento, pois ela vai afinar todo o trabalho efetuado e fazer com que o atleta atinja o pico de treinamento justamente no período da competição principal. Há motivos para dizer que é um dos momentos mais importante de todo o treinamento.

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